Pub

A cerimónia, que contará com a participação de 14 dos 16 presidentes de Câmara da região, terá uma primeira parte que dará conta “das intervenções na área pública apoiados pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007-2013”, nomeadamente dos “projetos de regeneração ou reabilitação urbana que estão em curso nos concelhos de Loulé, Olhão e Tavira”, explicou fonte da CCDR.

Entre estes projetos, segundo fonte ouvida pela Lusa, estão as requalificações realizadas ou aprovadas para os Centros Históricos das três cidades Algarvias, que incluem a reabilitação urbana ou o desenvolvimento económico, como a melhoria do comércio do concelho e a criação de indústrias criativas, financiados pelo PO Algarve 21.

“Em Loulé estão executadas e previstas obras de renovação do Teatro, o denominado Projeto Charme, que prevê intervenções de regeneração em áreas do centro histórico medieval”, precisou.

A CCDR irá ainda apresentar “vários projetos em rede” apoiados pelo mecanismo de aplicação do QREN na região nas áreas da Cultura, Exposições e Modernização Administrativa.

Na área da modernização administrativa, será dado destaque à criação da rede de Lojas do Município dos concelhos do Concelhos do Algarve Central (Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira), que “permitirá, por exemplo, a um munícipe de Faro tratar de uma questão relacionada com uma casa na Loja de Olhão”, explicou a fonte da CCDR.

Na área da Cultura, disse, o PO Algarve 21 também “está a apoiar a criação de uma programação cultural em rede” abrangendo Teatros e Centros Culturais de vários concelhos do Algarve.

“A região compra espetáculos em grupo, permitindo um aumento da qualidade da oferta cultural e que está a ter resultados interessantes”, acrescentou.

A cerimónia servirá ainda para o secretário técnico do JESSICA Portugal, Nuno Vitorino, apresentar o novo fundo financeiro, “que vai permitir às câmaras obterem financiamento para intervirem na área da Reabilitação Urbana”, afirmou.

Participam também na cerimónia, com início marcado para as 14:15 na sede da CCDR Algarve, em Faro, o presidente do organismo, João Faria, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Macário Correia, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, estando ainda por confirmar a presença do Fernando Medina, Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento.

Folha do Domingos/Lusa
Pub