Breves
Inicio | Sociedade | Celebração do 91º aniversário do Comando Distrital da PSP de Faro iniciou com eucaristia

Celebração do 91º aniversário do Comando Distrital da PSP de Faro iniciou com eucaristia

Aniversario_psp_2019-7
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Faro comemora hoje o seu 91º aniversário e o dia foi iniciado com a celebração da eucaristia, presidida esta manhã pelo bispo do Algarve, na igreja matriz de Olhão, que D. Manuel Quintas explicou servir também para, “à luz da fé e da esperança na ressurreição”, “sufragar quantos morreram em serviço, defendendo pessoas e bens e preservando a ordem pública”.

Aniversario_psp_2019-6
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O prelado destacou ainda a celebração, concelebrada pelos padres João Fanha, capelão nacional da PSP, e Armando Amâncio, pároco de Olhão, como oportunidade de manifestar o “reconhecimento a quantos constituem a PSP do distrito de Faro” e o “louvor a Deus pelo serviço dedicado prestado, tantas vezes com o risco da própria vida”.

Aniversario_psp_2019-5
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Em dia de aniversário do comando da PSP aqui do distrito de Faro queremos louvar o Senhor por todo o dom que cada um dos seus elementos constitui para esta nossa região. Queremos também evocar de Deus a sua bênção e a sua proteção para que este serviço seja não só reconhecido, mas possa também contagiar, de certa maneira, todos os cidadãos, procurando envolver-nos neste serviço comum para que a paz e a justiça possam resultar do contributo de todos nós. Queremos igualmente invocar neste dia a bênção de Deus e a proteção de São Miguel Arcanjo sobre todos os membros da PSP e das suas famílias”, começou por referir D. Manuel Quintas.

Aniversario_psp_2019-4
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo do Algarve lembrou assim que a “vocação nobre” da “promoção da paz e da justiça” é “tarefa de todos” e “não apenas da PSP”. “Todos devemos envolver-nos naquilo que são os valores fundamentais que nos dignificam como pessoas e que criam condições para um melhor estilo de vida de todos nós”, sustentou.

Aniversario_psp_2019-2
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Considerando que “a verdadeira paz é obra e, simultaneamente, fruto da justiça”, apelou a que todos possam “colaborar ativamente” com aqueles que têm a “nobre missão” da proteção pública.

Aniversario_psp_2019-8
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas deixou ainda “um abraço” do bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, D. Rui Valério, que não pôde estar presente por estar a participar no Curso Internacional para a Formação de Capelães Militares Católicos, em Roma.

Aniversario_psp_2019-1
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na eucaristia rezou-se de maneira particular pelos agentes no ativo falecidos desde 2009, concretamente por Joaquim Colaço Pinheiro, falecido no passado dia 4 de agosto, por Rui Manuel Lúcio Cavaco Abel (2017), por Fernando Manuel Martins de Sousa (2015), por Francisco José Azevedo da Palma (2011), por Marcelo Sousa Gonçalves Francisco (2011), por Fernando Manuel Vieira da Cunha (2011), por António Júlio Viegas (2010), por Álvaro José Nascimento (2010), por Albano Correia de Sousa (2010) e por Heitor José de Azevedo Dias Saraiva (2009).

Aniversario_psp_2019-9
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A celebração terminou com a oração a São Miguel, arcanjo, patrono da PSP, que é a oração da polícia civil de quase todos os países do mundo.

Aniversario_psp_2019-14
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

As comemorações do aniversário prosseguiram junto ao auditório com uma exibição para as crianças do grupo cinotécnico, onde esteve presente a mascote “Falco”, seguido de concerto para o público infantil pela Banda Sinfónica da PSP. O grupo cinotécnico realizou mais tarde nova demonstração no Jardim Pescador Olhanense, onde está patente a exposição estática de meios policiais, que repetirá às 16h.

Aniversario_psp_2019-18
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Esta tarde realiza-se também a guarda de honra e cerimónia solene às 15h30 e concerto solidário pela Banda Sinfónica da PSP, com a participação da banda IRIS, a favor da “MOJU”- Associação Movimento Juvenil de Olhão às 21h30.

We cannot display this gallery

Verifique também

Menos de um ano depois do início da operação já não há trotinetes no Algarve

Dez meses depois de terem sido anunciadas como uma mais valia para a promoção da …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.