Pub

O programa tem início às 16h com uma visita à exposição “Creio”, patente no Museu de Portimão até 15 de setembro, que assinala o Ano da Fé (outubro de 2012 a novembro de 2013) e o jubileu de prata de D. Manuel Madureira Dias.

Depois do Museu de Portimão, o clero seguirá para a igreja do Colégio, de onde partirá em cortejo até à igreja matriz para a celebração eucarística.

À noite, a Orquestra do Algarve interpretará a peça instrumental de Händel “Water Music”, com direção musical do maestro Cesário Costa, num concerto promovido pela Câmara Municipal de Portimão e que encerra a programação destas celebrações.

O espetáculo está marcado para as 22h no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e tem entrada livre, devendo os respetivos ingressos ser levantados na bilheteira do TEMPO, das 9h às 19h, nos dias 18, 19 e 20 de junho.

D. Manuel Madureira Dias, natural de Tarouquela, no concelho de Cinfães (Viseu), Diocese de Lamego, foi ordenado sacerdote a 25 de junho de 1961 e bispo a 19 de junho de 1988.

Nomeado bispo do Algarve a 21 de abril de 1988, entrou na diocese a 10 de julho do mesmo ano, tendo permanecido como seu pastor durante 16 anos. No dia 22 de abril de 2004, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação, nomeando para seu sucessor o atual bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Pub