Pub

O hastear da bandeira da Europa no Jardim Manuel Bívar, na Baixa de Faro, e o Hino da Europa cantado por dezenas de alunos da escola do Alto Rodes foram os pontos de partida para assinalar o Dia da Europa na capital do Algarve, mas foram o minigolfe “europeu”, os jogos tradicionais e a construção de viaturas a energia solar que mais motivaram as centenas de crianças das escolas do concelho para celebrar a efeméride.

Muitas das crianças que participaram na iniciativa têm seis anos de idade e frequentam o primeiro grau de escolaridade.

Apesar de ainda não saberem de cor e salteado quais e quantos são os países da Europa, já têm noções básicas sobre a matéria, nomeadamente de que a Europa é “bonita” e “fixe”.

A agência Lusa questionou Diogo Ricardo, seis anos, da Escola de S. Luís, sobre que países pertenciam à Europa e a resposta foi curta: “Portugal, França, Japão e América”.

Sem saber quantos países em concreto é que formam a Europa, José Henrique, da mesma idade, contou à Lusa que sabe que “Espanha, Itália, Portugal, Suíça, Rússia, Burguesia (Bulgária) e Inglaterra” fazem parte do continente e classificou a União Europeia como uma coisa “linda” e “muito fixe”.

O Dia da Europa em Faro é também assinalado com um “peddy-Europa” e um seminário sobre a “experiência do Parlamento Europeu Jovem”, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

A Câmara Municipal de Faro e a CCDR Algarve são as duas entidades que promoveram e apoiam as várias iniciativas para assinalar a efeméride.

Lusa

Pub