Pub

Ao nível da formação, o Centro Diocesano de Acólitos (CDA) irá promover dois encontros: um, no dia 12 de novembro, sobre as celebrações do Advento/Natal e outro, no dia 18 de fevereiro, sobre as celebrações da Quaresma/Páscoa. O primeiro realizar-se-á, para as vigararias de Loulé/Portimão, no vicariato da Mexilhoeira da Carregação e, para as vigararias de Faro/Tavira, na paróquia da Conceição de Faro. O segundo realizar-se-á, para as vigararias de Loulé/Portimão, na paróquia da Mexilhoeira Grande e, para as vigararias de Faro/Tavira, na paróquia da Fuseta.

Ao nível de encontros de convívio e celebração, destaque para o dia 17 de março de 2012 com a realização do Dia Desportivo do Acólito e para os dias 27 e 28 de abril de 2012 com o Dia Diocesano do Acólito, que este ano será celebrado na igreja de São Luís, em Faro.

Destaque ainda para o dia 1 de maio de 2012 em que se realiza a Peregrinação Nacional dos Acólitos ao Santuário de Fátima.

Também chamada arciprestado ou ouvidoria, a vigararia é uma circunscrição eclesiástica de que fazem parte várias paróquias ou quase paróquias (vicariatos).

O acólito, palavra de origem grega que significa “acompanhar” ou “seguir”, ajuda o clero católico no serviço do altar, podendo ser solenemente instituído, o que acontece no âmbito da formação para o sacerdócio.

Samuel Mendonça
Pub