Pub

Uma das suas valências é o Refeitório Social, situado na Rua São Tomé e Príncipe (por cima da terminal rodoviária). Fundado em junho de 1995 por um grupo de pessoas ligadas à Igreja Velha, continua a oferecer almoços e serviços de entrega ao domicílio de segunda a sábado, das 12h00 às 13h30.

António Cova, responsável pelo Centro Paroquial de Quarteira, afirma que "a população de Quarteira tem conhecimento que esta casa existe e é essa mesma população que encaminha mais pessoas".

Para além das refeições, o refeitório também oferece um serviço de banhos (das 9h30 às 11h00), produtos de higiene pessoal e roupas.

As famílias mais carenciadas, que não têm condições para colocar as suas crianças em instituições privadas, podem contar com um ATL – para crianças dos 6 aos 10 anos, situado na Rua do Cabo, ou com a creche ‘Três Pastorinhos’, localizada nas Pereiras de Quarteira. Esta creche, que abriga crianças dos 3 meses aos 3 anos, foi inaugurada em janeiro do presente ano e conta já com 33 meninos. Na ótica de Lígia Pereira, Diretora dos Serviços, "a nível das instalações, acredito que seja das melhores das redondezas".

Segundo Lígia Pereira, "desde o início que todo o processo foi levado a cabo com muito carinho, desde a decoração à seleção dos funcionários", advogando que o objetivo da instituição é o de prestar serviços, até ao mês de setembro, a 48 crianças, fazendo "da creche uma segunda casa, (…) uma extensão da família".

"É de louvar o trabalho do padre Elísio", conclui Lígia Pereira.

Além do refeitório, da creche e do ATL, o Centro Paroquial de Quarteira coloca à disposição dos idosos mais desfavorecidos um lar da 3.ª idade e um centro de dia, na Rua do Cabo.

Rúben Oliveira
Pub