Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O Instituto Superior de Teologia de Évora organiza, pelo sétimo ano consecutivo, a atualização do clero da Província Eclesiástica do Sul, constituída pelas dioceses de Évora, Beja e Algarve.

As jornadas de atualização estão agendadas para os dias 27 a 30 deste mês, no Hotel Júpiter em Portimão, e terão como tema: “Evangelizar num mundo em mudança”.

No primeiro dia, após a sessão de abertura, serão apresentadas por Alfredo Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), duas conferências, a primeira sob tema “Identidades religiosas em Portugal: novos cenários pastorais” e a segunda intitulada “Crer e pertencer: novas sóciabilidades”.

No dia 28, o primeiro orador será José Borges de Pinho, também da UCP, com duas conferências, respetivamente sobre os temas “Comunidades eclesiais e identidade católica: desafios no contexto português” e “A transmissão e proposta de fé numa situação de profunda mudança”.

De tarde, o conferencista será o padre Jorge Santos, com o tema “O Curso Alpha, uma resposta para a Nova Evangelização”, seguindo-se um painel intitulado “O Caminho Neocatecumenal e as novas experiências evangelizadoras”, com Joaquim e Francisca Ferreira, de Évora, Manuel e Manuela Bento, de Beja e Jorge e Elsa Ricardo, do Algarve.

No dia 29, José Luis Moral, da Pontifícia Universidade Salesiana, Roma, e Martin Carbajo, da Pontificia Universidade Antonianum de Roma, apresentarão os temas “Como evangelizar hoje?” e “Formar comunidades missionárias”.

No dia 30, será realizado um painel intitulado “O que esperamos e desejamos da Igreja”, com oradores das áreas da cultura, da literatura e do espetáculo, seguido da sessão de encerramento dos trabalhos.

Pub