Pub

O Comité Organizador Diocesano (COD) do Algarve para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa em 2023 vai promover a realização de uma Via-Sacra semanal ao longo da próxima Quaresma.

A iniciativa decorrerá à sexta-feira, pelas 22h, com transmissão na página de Facebook do COD.

As seis vias-sacras serão assumidas pelas paróquias que constituem cada uma das quatro vigararias da Diocese do Algarve e pelas equipas do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) e do COD.

Assim, a Via-sacra do dia 19 de fevereiro será da responsabilidade dos jovens das paróquias da vigararia de Portimão, a do dia 26 de fevereiro pelos das paróquias da vigararia de Loulé, a do dia 5 de março pelos das paróquias da vigararias de Faro, a do dia 12 de março pelos das paróquias da vigararia de Tavira, a do dia 19 de março pelos membros da equipa do SDPJ e no dia 26 de março pelos membros da equipa do COD.

A Via-Sacra consiste em acompanhar espiritualmente o trajeto que Jesus percorreu até à morte, sepultura e ressurreição, com momentos de meditação e oração ao longo de 14 estações.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Pub