Pub

A boa qualidade da água, assim como a existência de nadadores-salvadores, são condições obrigatórias para a abertura das concessões, que a partir de sábado, data em que arranca a época balnear no concelho, têm que estar todas a funcionar.

Desidério Silva, referiu que até agora esse encargo foi sempre assumido pela Câmara, contudo, devido às novas regras impostas pela Lei dos Compromissos, neste verão “não haverá condições” para custear as análises. “Este ano não temos condições para assumir essa despesa, tendo em conta as novas regras a que estamos sujeitos”, referiu o presidente da autarquia, lembrando que o concelho de Albufeira possui 25 praias.

A maioria dos concessionários em Albufeira já pagaram as primeiras análises, que custam cerca de 90 euros e têm que ser repetidas mensalmente, caso contrário não podiam abrir as concessões no sábado, disse um responsável do setor.

“Não é nenhuma fortuna, mas acho que isso é ilegal, porque as praias estão abertas ao público e devia ser o Estado a pagar este serviço”, critica o presidente da Associação de Concessionários do Algarve (AISCOMA), Francisco Barbosa.

“Como temos que fazer as análises durante vários meses, acaba por nos custar no total cerca de 400 ou 500 euros”, afirmou, lamentando que a situação dos concessionários esteja “cada vez mais complicada”.

Albufeira é o primeiro concelho do litoral algarvio a abrir a época balnear, que decorre até 21 de outubro, embora a praia fluvial do Pego Fundo em Alcoutim já tenha iniciado a sua época balnear no passado fim de semana.

Na maioria dos restantes concelhos algarvios a época balnear decorre entre 1 de junho e 30 de setembro, à exceção de Faro, que pelo segundo ano consecutivo reduziu a sua época em um mês, para o período entre 15 junho e 16 de setembro.

Contudo, a partir de 1 de junho haverá um reforço nas zonas sem vigilância e com grande afluência, através de uma moto para salvamento e uma carrinha todo-o-terreno, patrulhadas por fuzileiros com o curso de nadador-salvador.

Liliana Lourencinho com Lusa
Pub