Inicio | Cultura | Conferência sobre o mecenato de D. Francisco Gomes do Avelar adiada para dia 18 deste mês

Conferência sobre o mecenato de D. Francisco Gomes do Avelar adiada para dia 18 deste mês

D_francisco_gomes_avelarA conferência anunciada, sob o tema “O significado do mecenato do bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar”, que hoje deveria ser proferida por José Eduardo Horta Correia foi adiada para o dia 18 deste mês “razões justificáveis”, explicou a Diocese do Algarve.

A iniciativa, prevista no âmbito do programa de comemorações do segundo centenário da morte de D. Francisco Gomes do Avelar, bispo do Algarve de 1789 a 1816, realizar-se-á no salão do Seminário de São José, em Faro.

No dia 19 deste mês, data em que se assinala o aniversário da dedicação da Catedral de Faro, terá lugar pelas 18h no museu da Catedral de Faro a inauguração de uma exposição alusiva à pessoa e obra de D. Francisco Gomes do Avelar, seguida da celebração da eucaristia pelas 18.30h e, pelas 21.15h, de um concerto pelo Coral Ossónoba e órgão histórico da catedral, sendo interpretada a “Missa da Coroação” de Mozart.

O programa prosseguirá no dia 29 deste mês com a conferência da responsabilidade de Francisco Lameira, docente na Universidade do Algarve, que falará pelas 21.15h no salão do Seminário de Faro, sobre “A encomenda de retábulos pelo bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar”.

Um concerto pelo Coral “II Capítulo” terá lugar no dia 30 de julho, após a eucaristia das 21.30h, encerrando-se a programação deste mês.

Em agosto o programa prossegue com a apresentação da Oratória Mariana na Catedral de Faro, interpretada por Teresa Salgueiro. Este concerto terá lugar dia 12, pelas 21.30h.

Verifique também

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

A nova publicação da investigadora algarvia Patrícia de Jesus Palma vem desconstruir “a ideia feita …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR