Pub

A direção da confraria reuniu-se na quarta-feira à noite para votar o avanço de uma possível ação judicial contra a autarquia, mas a maioria optou por não o fazer, explicou Henrique Mourato, grão-mestre da confraria.

"Numa votação renhida, decidimos não apresentar queixa, pelos gastos que isso acarreta e por acharmos que isso ainda ia ajudar a publicitar mais o evento", afirmou, sublinhando que se a situação se repetir, vão mesmo para tribunal.

Segundo aquele responsável, o logótipo usado pela autarquia (PSD) para promover o certame marcado para 02 e 03 de março é "praticamente igual" ao da confraria, criado há três meses por um designer português residente nos Estados Unidos da América.

O grão-mestre daquela confraria acrescentou ter contactado responsáveis da Câmara Municipal, que negaram a semelhança entre as imagens e afirmaram que agora nada poderiam fazer, uma vez que o material publicitário já tinha sido distribuído.

"Demos à Câmara uma hipótese de chegar a um consenso até hoje, mas ainda não obtivemos resposta", referiu, sublinhando que não houve qualquer pedido de desculpas ou tentativa de se dissociarem da imagem da confraria.

Henrique Mourato lamentou que a confraria não tenha sido consultada e que a semelhança esteja a criar confusão na cabeça das pessoas, salientando que aquela feira está a ter uma projeção que talvez nunca tenha tido.

O logótipo da confraria está sobre um fundo branco e apresenta quatro enchidos entrelaçados em forma de cruz, enquanto o da feira de Monchique está sobre um fundo negro e apresenta seis enchidos, que parecem formar uma flor.

O alegado plágio foi hoje tornado público pelo PS/Monchique em comunicado, que cita um texto publicado pela confraria na sua página de "Facebook".
"Esperamos que a XX Feira do Enchido de Monchique seja um sucesso, pois os produtores e artesãs dos enchidos, assim como os apreciadores de enchidos não têm culpa desta situação", lê-se na mensagem.

A Feira dos Enchidos de Monchique acontece há 20 anos, mas só para esta edição terá sido criado um logótipo.

A Lusa tentou obter uma reação do presidente da Câmara de Monchique, mas tal não foi possível até ao momento.

Lusa

Pub