Pub

Tem início hoje no Algarve um congresso sobre o método Mézières, uma técnica de reabilitação no âmbito da fisioterapia, que contará com fisioterapeutas participantes oriundos da Alemanha, França, Hungria e Itália, para além de vários pontos de Portugal.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O encontro terá lugar na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral e contará com a participação de Jean-Marie Drouard, que chegou a ser fisioterapeuta do Papa São João Paulo II e de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.

O Método Mézières é uma técnica de reabilitação de abordagem global que permite a recuperação funcional, através do restabelecimento da simetria corporal. Fundamentado sobre os princípios descobertos por Françoise Mézières, é um processo de reeducação funcional muscular, postural e global e um método de referência em reeducação postural/cadeias musculares, no tratamento das mais diversas patologias da coluna, como escoliose, e de alterações posturais.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Jean-Marie Drouard foi aluno e colaborador de Françoise Mézières e é secretário da Associação Méziérista Internacional de Fisioterapeutas da região de Ile-de-France e formador
em vários países sobre o método Mézières.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O fisioterapeuta méziérista encontrou-se hoje, ao início da tarde, com o bispo do Algarve. D. Manuel Quintas recebeu Jean-Marie Drouard e mais três fisioterapeutas participantes no congresso. O formador explicou ao bispo diocesano que o método ajuda os benificiários a conseguirem um autocontrolo da respiração, sobretudo ao nível da expiração, o que implica também uma atitude mental de esvaziamento, um procedimento também necessário na vida espiritual.

Pub