Pub

“Os números são alarmantes, 11,4% da população entre os 20 e os 79 anos sofre de diabetes, isto para não falar dos pré-diabéticos que representam já cerca de 26% da população. Ou seja, mais de um terço dos portugueses sofre de problemas relacionados com a diabetes”, alertou hoje José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), em declarações à Lusa.

Segundo os dados de 2010, do relatório Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional recentemente publicados, assiste-se hoje a um aumento “gradual e sustentado” da doença, e o número de pessoas com diabetes em Portugal já deverá ultrapassar um milhão no decurso de 2011.

A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens, e caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.

“Existem no mundo cerca de 366 milhões de diabéticos e prevê-se que, dentro de 30 anos, sejam 680 milhões”, advertiu o presidente da SPD insistindo na urgência de mais campanhas de prevenção e informação junto das várias camadas da população.

Este aumento da doença “é assustador e inquieta os especialistas" que, ao longo do congresso, vão ter oportunidade de dar a conhecer resultados das suas investigações e de boas práticas na área da diabetes – a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos -, sublinhou José Luís Medina.

A elevada prevalência da diabetes e a medicação associada, assim como a morbilidade e mortalidade relacionadas com as complicações que dela podem advir representa 11% da despesa total em saúde em Portugal, ou seja, “anualmente o Estado gasta cerca de 1850 milhões de euros com doentes diabéticos, o que representa um por cento do nosso PIB”, salientou José Luís Medina.

Combater o sedentarismo, passar menos tempo ao computador ou a ver televisão, andar mais a pé, praticar desporto e investir numa alimentação saudável são alguns dos conselhos que o especialista deixa para prevenir a doença.

O 10.º Congresso Português de Diabetes decorre no hotel Tivoli Marinotel, em Vilamoura, até ao dia 10 de março, e vai receber ao longo de quatro dias vários simpósios, palestras e cursos dedicados ao tema.

Lusa

Pub