
O bispo do Algarve será um dos convidados do ciclo “Conversas com vida dentro” que integra a programação para 2017 do Teatro Lethes, apresentada no passado sábado naquele emblemático edifício da cidade de Faro.
O encontro com D. Manuel Quintas, moderado no dia 9 de dezembro deste ano pelo ator e encenador Luís Vicente, visa dar a conhecer o homem que é simultaneamente o bispo diocesano. Para além do prelado, o ciclo “Conversas com vida dentro”, a iniciar em março próximo, contará igualmente com o músico José Mário Branco, seguindo-se, depois, em junho, uma sessão com o militante antifascista, um dos fundadores da LUAR, Camilo Mortágua, e em setembro, com o ‘boxeur’ Bento Algarvio.
Para além desta iniciativa, a programação do Teatro Lethes será composta pelo ciclo de música “Euterpe”, que sobe ao palco entre os meses de fevereiro e março, integrado na programação da iniciativa “365 Algarve”, e que inclui espectáculos de fado, jazz, canto lírico e música do mundo.

O ciclo arranca a 16 de fevereiro com as Moçoilas, um grupo de mulheres que cantam o património oral da serra algarvia, estando previstos também um concerto de jazz, com João Hasselberg e Pedro Branco, espetáculos de fado, com Nuno da Câmara Pereira e Luís Manhita, e um recital de ópera, com a soprano Anabela Ferreira.
A iniciativa prossegue em março, com o grupo Cantares de Évora, formação de canto coral tradicional alentejano, com um concerto de piano, por Marcelo Montes, outro com o flautista Rão Kyao, e ainda com Raquel Peters e Albuhera, projeto nascido no Algarve.
O músico de guitarra portuguesa João Cuña, a pianista Joana Gama, com o espetáculo “Viagens na minha terra”, e o quinteto de Marta Pereira da Costa, terminam a programação do ciclo “Euterpe”.
Em maio, o Teatro Lethes assinala o dia da Europa com o debate que conta com a participação do diretor de informação da RTP, o jornalista Paulo Dentinho, e o economista e investigador Ricardo Pais Mamede.
No mesmo mês, decorre ainda a terceira edição do Festival de Blues de Faro e uma exposição antológica sobre Zeca Afonso, no ano em que passam 30 anos sobre a morte do músico.
Em setembro, regressa àquela sala de espetáculos o Festival de Objetos e Marionetas e, em outubro, sobe ao palco o espetáculo “A light in the dark”, pelo Kayzer Ballet, estando ainda prevista, nesse mês, a realização de um ciclo de teatro espanhol, com companhias de Sevilha, Saragoça, Cáceres e Badajoz.
Outro dos destaques da programação do Teatro Lethes para 2017 é a exibição, de 07 a 12 de novembro, da peça “História do Cerco de Lisboa”, baseada na obra de José Saramago, um espetáculo promovido por A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), que conta com Ana Bustorff no elenco.
com Lusa