Inicio | Cultura | Conversa com o bispo do Algarve integra a programação de 2017 no Teatro Lethes

Conversa com o bispo do Algarve integra a programação de 2017 no Teatro Lethes

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve será um dos convidados do ciclo “Conversas com vida dentro” que integra a programação para 2017 do Teatro Lethes, apresentada no passado sábado naquele emblemático edifício da cidade de Faro.

O encontro com D. Manuel Quintas, moderado no dia 9 de dezembro deste ano pelo ator e encenador Luís Vicente, visa dar a conhecer o homem que é simultaneamente o bispo diocesano. Para além do prelado, o ciclo “Conversas com vida dentro”, a iniciar em março próximo, contará igualmente com o músico José Mário Branco, seguindo-se, depois, em junho, uma sessão com o militante antifascista, um dos fundadores da LUAR, Camilo Mortágua, e em setembro, com o ‘boxeur’ Bento Algarvio.

Para além desta iniciativa, a programação do Teatro Lethes será composta pelo ciclo de música “Euterpe”, que sobe ao palco entre os meses de fevereiro e março, integrado na programação da iniciativa “365 Algarve”, e que inclui espectáculos de fado, jazz, canto lírico e música do mundo.

Apresentação da programação para 2017 – Foto © Sónia Aço

O ciclo arranca a 16 de fevereiro com as Moçoilas, um grupo de mulheres que cantam o património oral da serra algarvia, estando previstos também um concerto de jazz, com João Hasselberg e Pedro Branco, espetáculos de fado, com Nuno da Câmara Pereira e Luís Manhita, e um recital de ópera, com a soprano Anabela Ferreira.

A iniciativa prossegue em março, com o grupo Cantares de Évora, formação de canto coral tradicional alentejano, com um concerto de piano, por Marcelo Montes, outro com o flautista Rão Kyao, e ainda com Raquel Peters e Albuhera, projeto nascido no Algarve.

O músico de guitarra portuguesa João Cuña, a pianista Joana Gama, com o espetáculo “Viagens na minha terra”, e o quinteto de Marta Pereira da Costa, terminam a programação do ciclo “Euterpe”.

Em maio, o Teatro Lethes assinala o dia da Europa com o debate que conta com a participação do diretor de informação da RTP, o jornalista Paulo Dentinho, e o economista e investigador Ricardo Pais Mamede.

No mesmo mês, decorre ainda a terceira edição do Festival de Blues de Faro e uma exposição antológica sobre Zeca Afonso, no ano em que passam 30 anos sobre a morte do músico.

Em setembro, regressa àquela sala de espetáculos o Festival de Objetos e Marionetas e, em outubro, sobe ao palco o espetáculo “A light in the dark”, pelo Kayzer Ballet, estando ainda prevista, nesse mês, a realização de um ciclo de teatro espanhol, com companhias de Sevilha, Saragoça, Cáceres e Badajoz.

Outro dos destaques da programação do Teatro Lethes para 2017 é a exibição, de 07 a 12 de novembro, da peça “História do Cerco de Lisboa”, baseada na obra de José Saramago, um espetáculo promovido por A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), que conta com Ana Bustorff no elenco.

com Lusa

Verifique também

Manuel Baptista mostra 40 anos de produção artística numa exposição em Lisboa

Quarenta anos do trabalho de artes plásticas de Manuel Baptista vai ser alvo de uma …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR