Pub

Após a decisão comunicada ontem, do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sobre o regresso das celebrações públicas da Missa, a partir de 15 de março, a Diocese do Algarve informa que as celebrações dominicais da eucaristia, presididas pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, deixarão de ser transmitidas online.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Todavia, manter-se-ão as transmissões em direto das Vias Sacras e Vésperas, que ocorrem às sextas-feiras e domingos, respetivamente, sendo realizadas na Capela do Seminário de S. José, em Faro.
Recordamos que a Conferência Episcopal Portuguesa pede, no já mencionado comunicado, que se evitem manifestações que impliquem «riscos para a saúde pública», nomeadamente procissões e outras expressões da piedade popular, como as ‘visitas pascais’ e a ‘saída simbólica’ de cruzes.
O regresso das celebrações públicas, que tinham sido suspensas em janeiro, decorrerá de acordo com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020 e “em consonância com as normas das autoridades de saúde”, mantendo-se obrigatoriamente a higienização dos espaços, das pessoas e dos objetos de culto, a reserva de quatro metros quadrados para cada participante, o uso de máscara para todos e a adaptação de rituais litúrgicos para evitar o contacto físico, no contexto da pandemia.

Pub