Pub

Portimão iniciou uma campanha de sensibilização junto da população dos bairros sociais e de núcleos de barracas, para alertar para a importância de serem adotados “novos comportamentos sociais e boas práticas” para a contenção da covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município indicou que as ações pretendem alertar e sensibilizar para os “riscos associados a práticas comuns de alguns grupos”, desaconselhando as deslocações em grupo nas idas ao supermercado e ao hospital, bem como aos agregados familiares que têm por hábito utilizar os balneários públicos em simultâneo.

A ação é desenvolvida por técnicos do projeto de intervenção social e comunitária (Re)viver no Meu Bairro e apoiada pela Polícia de Segurança Pública, nos bairros sociais do município.

A campanha inclui conteúdos informativos, “tendo em consideração o grau de literacia da comunidade a que se destina”, com conselhos sobre os comportamentos a adotar em prol da saúde comum neste período da doença da covid-19.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (33), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (24), da região Centro (18) e do Algarve (1). Relativamente a quinta-feira, em que se registaram 60 mortes, hoje observou-se um aumento de 26,6%.

De acordo com os mesmos dados, há 4.268 casos confirmados, mais 724 (um aumento de 20,4%) face a quinta-feira.

Pub