Pub

“Em Novembro passado, nos cerca de 60 comboios efectuados (duas ligações diárias regionais Barreiro-Faro), apenas 345 passageiros com origem no Barreiro tiveram como destino uma estação algarvia e apenas 26 fizeram a ligação Barreiro-Faro”, refere a CP em comunicado.

A CP salienta que o actual comboio regional Barreiro-Faro, efectuava um percurso de cerca de 290 quilómetros, com tempos de viagem da ordem das 04 horas e 20 minutos.

“A análise à oferta implementada, às taxas de ocupação dos diversos serviços na região e às solicitações de várias entidades e autarquias, nomeadamente na região do Alentejo, foi factor determinante para a implementação da decisão de alteração da oferta disponível, que ficou reforçada”, refere.

Entre o Barreiro e Praias do Sado, os clientes têm à disposição o serviço de comboios urbanos da CP e no serviço regional, em vez dos actuais quatro comboios, passam a existir oito, sendo asseguradas as ligações Setúbal-Tunes, Funcheira-Tunes e Funcheira- Setúbal.

“Os novos horários regionais reforçam a conveniência na mobilidade diária para os clientes quer a Norte, quer a Sul, da Funcheira”, refere o documento.

A CP explica que a ligação entre o Barreiro e o Algarve será assegurada através de enlace, no Pinhal Novo, aos comboios Alfa Pendular e Intercidades com destino a Faro, lembrando que a principal missão do serviço regional é assegurar a mobilidade “em percursos de curta/média distância”.

A eliminação deste comboio já motivou protestos dos grupos parlamentares do PCP e de "Os Verdes".

Pub