Pub

José Estevens, presidente da Câmara de Castro Marim e da Associação Odiana, que o município algarvio formou com os concelhos vizinhos de Vila Real Santo António e Alcoutim, afirmou à agência Lusa que o Baixo Guadiana tem sido “visitado por centenas de pessoas e tem havido uma procura extraordinária” de turistas que se deslocam à zona para realizar caminhadas na serra algarvia.

“São muitos os dias em que chegam à zona quatro ou cinco autocarros com turistas estrangeiros para fazerem caminhadas nesses percursos. Ainda mais nesta época do ano, a primavera, que é uma das melhores alturas para conhecer a beleza natural da serra algarvia”, constatou o presidente da associação.

A intervenção agora anunciada pela associação procura recuperar ou substituir sinalética destruída pelo mau tempo, apagada ou pouco visível para permitir que os visitantes se consigam orientar durante os percursos, que “foram já criados há cerca de uma década”, acrescentou o autarca.

A medida tem ainda a particularidade, segundo José Estevens, de contar com o envolvimento da população local, que também “pode beneficiar da crescente procura por parte de turistas, promovendo o seu artesanato, a gastronomia, a beleza natural ou os produtos tradicionais” da serra algarvia e da zona do Baixo Guadiana.

A intervenção começou em abril e, até agora, a Odiana já recuperou dois dos percursos mais procurados, o do Azinhal e o de Odeleite, que atrai muitas pessoas por causa da proximidade com a barragem e a ribeira de Odeleite, um dos afluentes do rio Guadiana mais próximos da foz.

José Estevens disse ainda que a recuperação da rede de percursos pedestres da Odiana é uma “operação relativamente barata” que “está a ser feita com o apoio da população local” e com o “envolvimento de desempregados” que estão a realizar Programas Ocupacionais.

A rede de percursos criada pela Odiana tem de 135 quilómetros de percursos e podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, numa das zonas mais virgens da serra algarvia e muito afetada pela desertificação do interior.

Lusa

Pub