Breves
Inicio | Sociedade | Criança que se feriu com arma de fogo vai ser sinalizada – Comissão de Proteção

Criança que se feriu com arma de fogo vai ser sinalizada – Comissão de Proteção

O jovem recebeu na quarta-feira alta médica da equipa de cirurgia, mas o projétil não foi extraído, disse fonte das relações públicas do Hospital Central de Faro.

Em entrevista à Lusa, a presidente da CPCJ de Albufeira, Marlene Silva, explicou que o adolescente de 15 anos que ficou ferido com a arma de fogo que transportava consigo "sempre foi uma criança tranquila" e "nunca deu qualquer motivo para ser sinalizado pela comissão de proteção".

A mesma fonte adiantou que dado o sucedido, a CPCJ vai querer acompanhar o caso, assim que as autoridades o autorizem.

“É a primeira vez que temos conhecimento no concelho de Albufeira de um jovem menor que se fere com uma arma”, lamentou Marlene Silva, classificando o sucedido de “negligência atroz” da parte da família e estimando até que a arma possa estar ilegal.

A CPCJ só pode intervir quando há uma denúncia ou quando tem conhecimento pela comunicação social, mas como o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, aquela instituição só pode agir e fazer o acompanhamento à criança e família após a investigação criminal e depois de solicitado pelas autoridades.

Segundo Marlene Silva, os procedimentos normais nestes casos é fazer uma avaliação psicológica ao jovem e celebrar um acordo com critérios específicos para que o rapaz e para os progenitores, que depois seguirá para o tribunal.

O rapaz comprometer-se a não tocar mais em armas no futuro ou os pais comprometerem-se a manter as armas longe e protegidas do jovem são alguns dos critérios do acordo nestas situações, adiantou a presidente da CPCJ de Albufeira.

A arma de fogo que feriu a criança foi já apreendida pela Polícia Judiciária, mas o caso continua em Segredo de Justiça.

Lusa

Verifique também

Despiste de ambulância provoca quatro feridos graves em Paderne

Quatro pessoas ficaram hoje feridas com gravidade na sequência do despiste de uma ambulância de …