Breves
Inicio | Sociedade | Crianças carenciadas da paróquia de S. Pedro de Faro participaram em festa de Natal do Movimento dos Focolares

Crianças carenciadas da paróquia de S. Pedro de Faro participaram em festa de Natal do Movimento dos Focolares

Festa_natal_focolares_2015 (5)
Foto © Samuel Mendonça

Cerca de 23 crianças de famílias carenciadas que são assistidas pela paróquia de São Pedro de Faro participaram no passado dia 13 deste mês na festa de Natal promovida anualmente pelo Movimento dos Focolares.

“Achámos que era bom, este ano, conjugarmos sinergias e fazer uma festa conjunta”, explicou ao Folha do Domingo Mariana Piteira Santos, responsável pelo Setor da Pastoral Sociocaritativa da paróquia de São Pedro de Faro, acrescentando que as famílias carenciadas apoiadas são 84, sem contar com as que são assistidas pela comunidade do Patacão daquela paróquia.

A festa, que teve lugar na Escola Básica de São Luís, em Faro, este ano organizada em colaboração com o organismo da paróquia farense, contou com um total de cerca de 60 crianças, sendo que a maior parte faz parte do Gen 4, um grupo ligado ao Movimento dos Focolares que reúne mensalmente crianças dos 4 aos 8 anos.

Para além deste grupo com elementos de Faro, Loulé e Almancil, o Movimento dos Focolares tem ainda a funcionar mais dois grupos de adolescentes e jovens que também têm como objetivo a vivência da espiritualidade da unidade na promoção de um estilo que leve amor ao mundo. O Gen 3 reúne membros dos 8 aos 17 anos e o Gen 2 é composto por jovens dos 17 aos 30 anos.

“Alguns pais dessas crianças e jovens vivem também a espiritualidade do movimento, mas outros não”, explicou ao Folha do Domingo a responsável do movimento no Algarve.

Graça Couto explicou ainda que esta festa de natal anual para as crianças do Gen 4 tem como objetivo “relembrar que o Natal é Jesus”.

Este ano, a iniciativa, participada pelos familiares e amigos das crianças, teve início com a representação do nascimento de Jesus e a explicação da origem do movimento, bem como do Gen 4. Aos presentes, as crianças deixaram o desafio de realizarem atos de amor no dia-a-dia.

A festa teve continuidade com a realização de alguns jogos alusivos à prática de atos de amor como “experiências concretas do evangelho que deve ser vivido”, sendo que cada jogo teve associada uma mensagem evangélica, e terminou com um lanche-convívio oferecido pelo Setor da Pastoral Sociocaritativa da paróquia de São Pedro.

O Movimento do Focolares chegou ao Algarve há cerca de 30 anos e conta, atualmente, com cerca de 70 membros ativos.

Verifique também

Despiste de ambulância provoca quatro feridos graves em Paderne

Quatro pessoas ficaram hoje feridas com gravidade na sequência do despiste de uma ambulância de …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR