Pub

Entregue à paróquia da matriz de Portimão que este ano acolhe, a 30 e 31 de março, a JDJ, a cruz chega pelas 21.30h, trazida por membros daquela comunidade paroquial, à paróquia da Luz de Lagos, onde se celebrará uma vigília de oração.

Ficará ali até domingo (19 de fevereiro), sendo entregue pelas 21.30h desse dia à paróquia de Santa Maria de Lagos, onde ficará até ao dia 24 deste mês, à disposição também dos paroquianos de São Sebastião.

No dia 24 à noite será realizada uma via sacra com a cruz até à Ponta da Piedade, passando depois aquele símbolo do encontro do bispo do Algarve com os jovens católicos da sua diocese para  as paróquias do concelho de Vila do Bispo.

Depois de peregrinar por aquelas paróquias, será entregue, no dia 2 do próximo mês de março, às comunidades do concelho de Aljezur, no dia 9 do mesmo mês às de Monchique, no dia 16 às de Lagoa, chegando ao concelho de Portimão, no dia 23 de março, a tempo da JDJ.

Também chamada arciprestado ou ouvidoria, a vigararia é uma circunscrição eclesiástica da qual fazem parte várias paróquias ou quase paróquias (vicariatos).

Samuel Mendonça

Pub