Pub

Na passada semana, dezenas de pessoas protestaram contra o encerramento e privatização daquela estação dos CTT, exigindo que os Correios de Portugal assegurem o serviço, que, segundo fonte sindical, beneficia mais de duas mil pessoas.

Em esclarecimento enviado à Lusa, a empresa referiu que os serviços vão ser transferidos para um novo posto de correio, a criar no mesmo edifício onde estava instalada a estação, embora não esteja ainda definida data para a transferência.

Na nota é adiantado que a transferência de serviços é consequência do sobredimensionamento da oferta dos correios naquela área, face às necessidades.

"Entre 2007 e 2011, a estação de correio de Alte perdeu 38% dos seus clientes, verificando-se ainda uma redução de tráfego de 33%, o que motivou a realização de uma análise rigorosa, tendo em conta a necessidade de manter o acesso dos clientes ao serviço, o que está garantido", acrescentou.

O novo posto de correio, que será explorado por um parceiro local, vai continuar a assegurar todos os serviços postais, incluindo os pagamentos de vales de prestações sociais (reformas e todas as outras), a cobrança de faturas e a receção de objetos registados e encomendas, entre outros.

"Enquanto a anterior estação de correio funcionava somente durante a manhã, o posto de correio a criar terá um horário de funcionamento durante o dia todo, o que nos permite concluir que as populações saem beneficiadas na prestação dos serviços", acrescentou.

A empresa esclareceu, ainda, que a transferência em nada afeta a normal distribuição de correio, que continua a ser garantida todos os dias, com os mesmos giros e pelos mesmos carteiros.

Por outro lado, garantiu que a transferência não implica a perda de postos de trabalho, uma vez que os trabalhadores colocados continuarão a exercer a sua atividade na empresa.

Os CTT esclareceram, também, que um posto de correio é um balcão postal explorado por um parceiro da empresa, seja um particular ou uma Junta de Freguesia, que recebe formação especializada e é remunerado pelos Correios para esta prestação. Uma estação de correios é uma loja diretamente explorada pelos CTT.

Lusa

Pub