Pub

De acordo com os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o desemprego aumentou no Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira quer em termos homólogos, quer em termos trimestrais.

Em relação ao trimestre anterior, os maiores aumentos ocorreram no Algarve (5 pontos percentuais), na Madeira (2,2 pontos percentuais) e no Norte (1,4 pontos percentuais).

Face ao trimestre homólogo, os maiores aumentos ocorreram na Madeira (6,2 pontos percentuais), Alentejo (4,1 pontos percentuais), Lisboa (4,0 pontos percentuais) e no Norte (3,7 pontos percentuais).

As taxas de desemprego mais elevadas foram registadas na Madeira e Algarve (19,7%), Lisboa (18,7%), Norte (17,8%) e Alentejo (17,2%).

Os valores mais baixos observaram-se, por sua vez, no Centro (12,7%) e nos Açores (16,2%).

De acordo com os dados ontem divulgados pelo INE, a taxa de desemprego subiu no quarto trimestre para os 16,9%, face aos 15,8% observados no trimestre anterior, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 920 mil.

Ainda segundo o instituto, a taxa de desemprego aumentou assim, em termos trimestrais 1,1 pontos percentuais e em termos homólogos 2,9 pontos percentuais.

Lusa

Pub