Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Economia | Turismo | Desidério Silva faz balanço de cinco anos na presidência da Região de Turismo do Algarve

Desidério Silva faz balanço de cinco anos na presidência da Região de Turismo do Algarve

O “alargamento e diversificação da oferta” turística tornou a região “mais sustentável todo o ano” e consolidou o crescimento do número de passageiros no aeroporto e dormidas no Algarve, considerou no dia 3 deste mês o presidente da Região de Turismo algarvia (RTA).

Desidério Silva fez um balanço dos seus cinco anos de presidência na RTA, disse que “muitas coisas boas” aconteceram desde que assumiu o cargo em novembro de 2012 e destacou a estratégia de afirmação do Algarve “como a mais importante região turística do país” como um dos fatores que vão permitir acabar o ano a “ultrapassar seguramente” os 19 milhões de dormidas.

“Tanto do lado da oferta como da procura, o Algarve é hoje uma referência para a multiplicidade de agentes económicos que para aqui canalizaram os seus investimentos como para os milhões de turistas que anualmente nos visitam”, afirmou o presidente do Turismo do Algarve, numa declaração pública enviada às redações por ocasião dos seus cinco anos à frente da RTA.

Desidério Silva recordou a promessa de a região “oferecer muito mais do que o tradicional sol e praia” e aposta “no turismo de natureza, nas bicicletas, nas caminhadas e na observação de aves” como medidas que “colocaram o Algarve entre as principais rotas turísticas a nível global”.

“Promovemos a gastronomia e os vinhos do Algarve, o turismo de saúde e a realização de eventos, culturais e desportivos, com alcance e projeção além-fronteiras. Intensificámos a divulgação do destino quer a nível nacional quer internacional e a região acumulou vários prémios internos e externos”, acrescentou Desidério Silva.

O presidente da RTA deu como exemplos os prémios que distinguiram o Algarve como “Melhor Destino de Praia da Europa, Melhor Destino de Golfe da Europa e do Mundo, Melhor Região de Turismo do País”, que permitiram consolidar também a imagem da região a nível internacional e nacional.

“Em 2012, tivemos 14 milhões de dormidas e mais de 5 milhões de movimentos de passageiros no aeroporto [de Faro]; este ano, vamos, seguramente, ultrapassar os 19 milhões de dormidas e os 8,5 milhões de movimentos”, quantificou Desidério Silva, fazendo a comparação entre os dados anuais do Algarve quando tomou posse e passados cinco anos no cargo.

Desidério Silva fez questão de referir-se a “todos os parceiros públicos e privados, bem como toda a direção e ‘staff’ da RTA e da Associação de Turismo do Algarve”, entidade responsável pela promoção da região, agradecendo o seu “empenho em tornar o Algarve uma região turística ainda mais aprazível e procurada”.

“Sem o esforço de todos teria sido impossível chegar até aqui e manter a energia para continuar a trabalhar e pôr em prática os projetos que temos pela frente. Tenho muito orgulho no trabalho feito nestes cinco anos, com uma entrega total e com a noção clara de que ainda há muito para fazer nesta e por esta região. Os desafios são enormes, tal como as responsabilidades. Mas, em conjunto, estou certo que continuaremos a fazer do Algarve a melhor região turística do país”, concluiu.

Desidério Silva, de 66 anos, preside à RTA desde 2012, ano em que deixou a presidência da Câmara de Albufeira, após 10 anos à frente do município algarvio.

Verifique também

Orçamento de Estado: BE propõe taxa turística no Algarve para acabar com portagens na A22

O Bloco de Esquerda (BE) quer criar em 2018 uma taxa turística no Algarve entre …

Deixe uma resposta