Pub

A organização promotora do programa atribuiu o galardão para 2011-2012 a Torres Vedras, Açores, Madeira, Pico, Sintra, São Miguel, Terceira, Porto Santo, Lagos e Tavira, de acordo com a lista de vencedores, a que a agência Lusa teve acesso.

As regiões contempladas passam a figurar na lista dos cinquenta melhores destinos à beira-mar considerados ambientalmente sustentáveis, uma estratégia de marketing turístico através do site do programa na Internet.

O prémio europeu é atribuído de dois em dois anos pela EUCC- The Coastal & Marine Union, com sede na Holanda.

Na validação das candidaturas, o júri internacional do programa tem em conta um conjunto de 20 critérios como a presença de espécies e habitats importantes internacionalmente e a existência de fontes de informação e infraestruturas que permitam ao turista ficar com um melhor conhecimento dos locais visitados.

A qualidade das águas balneares, a promoção e disponibilidade de meios de transporte sustentáveis, a existência de recipientes para recolha e reciclagem de resíduos e as políticas tendentes à redução de gases com efeito de estuda foram também avaliados.

Torres Vedras, Aveiro e Açores foram as únicas três regiões portuguesas contempladas em 2009-2010, na primeira edição de atribuição do galardão.

A lista de 2011-2012 é liderada pela Grécia, com 13 regiões galardoadas, seguida da França (9), Portugal (9), Espanha (9), Itália (8), Chipre (3), Roménia (2), Croácia (1), Malta (1) e Eslovénia (1).

Lusa
Pub