Pub

Logo na véspera do início da Semana das Vocações, dia 17 de Abril, o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) promoveu uma noite de oração na igreja de Vila Real de Santo António para os jovens das paróquias da vigararia de Tavira.

Com a presença de cerca de 100 jovens e 50 adultos, a iniciativa serviu de conclusão, após um jantar partilhado na praça principal da cidade, a uma Caminhada Vocacional de 9 quilómetros entre Castro Marim e Vila Real de Santo António, para o 8º, 9º, 10º anos e crismandos da catequese daquela vigararia.

Na oração, o padre Pedro Manuel, director do SDPV, procurou destacar três aspectos da mensagem do Papa para o 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O sacerdote sublinhou que “o vocacionado é aquele que se dispõe a uma amizade com Cristo”, “aquele que vive na comunhão com Deus” e “aquele que se entrega sem medos”. “Estes ideais continuam bastante presentes na nossa vida hoje e estou convencido que são apaixonantes e que podem e devem ser propostos hoje aos jovens”, afirmou o padre Pedro Manuel.

A Semana das Vocações terminou no Algarve da mesma forma que se iniciou, com uma Vigília de Oração. Assim, no passado sábado, dia 24 de Abril, a noite de oração teve lugar na igreja das Ferreiras igualmente com a participação de muita juventude.

Durante a semana, o SDPV promoveu ainda duas sessões de Cinema de Mensagem na capela do Carmelo de Faro, no Patacão.

No dia 21, o filme visionado foi “Francisco de Assis – Brother Sun, Sister Moon”, do realizador Franco Zeffirelli, película com interpretações de Graham Faulkner, Judi Bowker, Leigh Lawson, Kenneth Cranham e Lee Montague, que se centra nos anos de juventude de São Francisco, um jovem que procurou a comunhão com o mundo através da renúncia às riquezas da família, procurando ser fiel à sua vocação desligada dos bens materiais e da vida de conforto que resolveu abandonar.

No dia seguinte, os cerca de 40 participantes foram confrontados com a vida de Ângelo Roncalli em “Papa João XXIII”, um filme do realizador Ricki Tognazzi, com Bob Hoskins, Carlo Cecchi, Roberto Citran e Fabrizio Vidale, que relata a história de um homem de origem humilde que se tornou no mais influente Papa do século XX.

O padre Pedro Manuel explica a selecção cinematográfica. “Procurámos escolher referências para a Igreja do seu tempo e para as pessoas do nosso tempo. Modelos para os jovens de hoje. Temos de ter coragem de apresentar referências com clareza. Esta geração de jovens precisa de referências que lhe fale a partir da vida”, explicou.

Considerando que o século XXI está ainda carente desses exemplos, o padre Pedro Manuel, aludindo ao tema da 47ª Semana das Vocações, sublinhou que “estes testemunhos poderão ser motivadores de vocações no contexto da Igreja local e universal”.

O director do SDPV considerou ainda que os jovens têm necessidade de se encontrarem para o serviço/voluntariado, para oração e para se encontrarem entre si. “Temos juventude rodeada de pessoas, mas vazia de relações e a Pastoral Vocacional pode ajudar a essa descoberta”, afirmou.

Samuel Mendonça

Pub