Inicio | Cultura | Diocese do Algarve com a “Melhor Mensagem” no Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem

Diocese do Algarve com a “Melhor Mensagem” no Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem

Festival_nacional_jovem_cancao_religiosa_2014A canção da paróquia de Silves, que foi a Fátima representar a Diocese do Algarve, foi a vencedora na categoria de “Melhor Mensagem” no X Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem que ali se realizou no passado sábado, promovido e organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Entre as participações de 14 dioceses portuguesas, o tema “Bem-Aventurados”, com letra e música do pároco, padre Carlos de Aquino foi o quinto a subir ao palco.

A canção da paróquia de Silves, que contou na interpretação com a participação do outro pároco da comunidade, o padre Vasco Figueirinha, arrebatou o prémio de “Melhor Mensagem” com que já havia sido distinguido no X Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa, promovido pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve no passado dia 26 de outubro, em Portimão, que a apurou como representante da diocese algarvia no festival nacional em Fátima.

Na mesa do júri a analisar a música e a letra, bem como a presença em palco e interação dos concorrentes com o público estiveram o padre António Jorge, da pastoral juvenil da Diocese de Viseu, a representar o DNPJ; Sebastião Antunes, músico e compositor, da Banda Quadrilha; Laurinda Alves, jornalista e escritora; e Emídio Guerreiro, secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Após o desfile das canções concorrentes, o público do auditório do Centro Pastoral Paulo VI, onde se realizou o festival, escutou a voz do jurado Sebastião Antunes que subiu ao palco com a guitarra em punho e contagiou com diversas músicas onde se incluiu o sucesso “Balada do desajeitado” que a banda juvenil D.A.M.A popularizou.

O diretor do DNPJ, padre Eduardo Novo, agradeceu a disponibilidade, adesão e criatividades dos jovens, alertando-os para três V’s “importantes”: “Vez; voz e valor”.

Os apresentadores do festival foram Carolina Vieira, vocalista da banda Lacre da região de Trás-os-Montes, e o Miguel Midões, jornalista, assessor de comunicação e escritor.

O X Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, com o tema ‘Não te conformes transforma-te. Bem-Aventurados protagonistas da mudança’, contou ainda com workshops temáticos, relacionados com a música, para os jovens participantes.

Os jovens que representaram a Diocese de Vila Real com a música “És a minha bússola” conseguiram o primeiro lugar e a música “Missionário da esperança”, da Diocese do Funchal, conseguiu o segundo e venceu também a distinção de “Melhor Videoclipe”. Em terceiro lugar ficaram os representantes do Patriarcado de Lisboa, com a música “Fé e Caridade”.


Bem-aventurados!

Letra e música: Manuel Patrício

 

Não te conformes

Com os gestos sem sentido

Com as palavras perdidas no medo

Não te conformes

Com os rostos sem sorriso

Com caminhos sem luz e horizonte

 

Transforma-te!

Vem e transforma o mundo

Tu tens em ti a âncora da fé

Transforma-te!

Vem e renova a terra

Tu tens em ti a luz do Evangelho

 

Não te conformes

Com o trigo que não reverdeja

Com o pão que não mata a fome

Não te conformes

Com o mundo sem paz e alegria

Com gente sem terra e sem céu

 

Transforma-te!

Vem e transforma o mundo

Tu tens em ti a força da Esperança

Transforma-te!

Vem e renova a terra

Tu tens em ti o amor que gera a vida

 

Bem aventurados, Bem aventurados!

Somos protagonistas de mudança

Bem aventurados, Bem aventurados!

Construtores duma nova civilização

Do Amor!

Verifique também

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

A nova publicação da investigadora algarvia Patrícia de Jesus Palma vem desconstruir “a ideia feita …