Pub

Festival_nacional_jovem_cancao_religiosa_2014A canção da paróquia de Silves, que foi a Fátima representar a Diocese do Algarve, foi a vencedora na categoria de “Melhor Mensagem” no X Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem que ali se realizou no passado sábado, promovido e organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Entre as participações de 14 dioceses portuguesas, o tema “Bem-Aventurados”, com letra e música do pároco, padre Carlos de Aquino foi o quinto a subir ao palco.

A canção da paróquia de Silves, que contou na interpretação com a participação do outro pároco da comunidade, o padre Vasco Figueirinha, arrebatou o prémio de “Melhor Mensagem” com que já havia sido distinguido no X Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa, promovido pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve no passado dia 26 de outubro, em Portimão, que a apurou como representante da diocese algarvia no festival nacional em Fátima.

Na mesa do júri a analisar a música e a letra, bem como a presença em palco e interação dos concorrentes com o público estiveram o padre António Jorge, da pastoral juvenil da Diocese de Viseu, a representar o DNPJ; Sebastião Antunes, músico e compositor, da Banda Quadrilha; Laurinda Alves, jornalista e escritora; e Emídio Guerreiro, secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Após o desfile das canções concorrentes, o público do auditório do Centro Pastoral Paulo VI, onde se realizou o festival, escutou a voz do jurado Sebastião Antunes que subiu ao palco com a guitarra em punho e contagiou com diversas músicas onde se incluiu o sucesso “Balada do desajeitado” que a banda juvenil D.A.M.A popularizou.

O diretor do DNPJ, padre Eduardo Novo, agradeceu a disponibilidade, adesão e criatividades dos jovens, alertando-os para três V’s “importantes”: “Vez; voz e valor”.

Os apresentadores do festival foram Carolina Vieira, vocalista da banda Lacre da região de Trás-os-Montes, e o Miguel Midões, jornalista, assessor de comunicação e escritor.

O X Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, com o tema ‘Não te conformes transforma-te. Bem-Aventurados protagonistas da mudança’, contou ainda com workshops temáticos, relacionados com a música, para os jovens participantes.

Os jovens que representaram a Diocese de Vila Real com a música “És a minha bússola” conseguiram o primeiro lugar e a música “Missionário da esperança”, da Diocese do Funchal, conseguiu o segundo e venceu também a distinção de “Melhor Videoclipe”. Em terceiro lugar ficaram os representantes do Patriarcado de Lisboa, com a música “Fé e Caridade”.

[divider]

Bem-aventurados!

Letra e música: Manuel Patrício

 

Não te conformes

Com os gestos sem sentido

Com as palavras perdidas no medo

Não te conformes

Com os rostos sem sorriso

Com caminhos sem luz e horizonte

 

Transforma-te!

Vem e transforma o mundo

Tu tens em ti a âncora da fé

Transforma-te!

Vem e renova a terra

Tu tens em ti a luz do Evangelho

 

Não te conformes

Com o trigo que não reverdeja

Com o pão que não mata a fome

Não te conformes

Com o mundo sem paz e alegria

Com gente sem terra e sem céu

 

Transforma-te!

Vem e transforma o mundo

Tu tens em ti a força da Esperança

Transforma-te!

Vem e renova a terra

Tu tens em ti o amor que gera a vida

 

Bem aventurados, Bem aventurados!

Somos protagonistas de mudança

Bem aventurados, Bem aventurados!

Construtores duma nova civilização

Do Amor!

Pub