Pub

No caso do Seminário diocesano, as publicações editadas são duas. A primeira, intitulada “Deus é a única riqueza que os homens desejam encontrar num Sacerdote”, tem 56 páginas e surge na sequência do Ano Sacerdotal (2009-2010) com o objectivo de apresentar breves considerações acerca do ministério e vida do sacerdote diocesano.

“Os artigos agora propostos não foram escritos para publicação científica nem pretendem sê-lo de momento. São apenas e só, partilha de inquietações, esperanças, caminhos de evangelização e testemunho de tantas circunstâncias e graças que se desenham no horizonte da vida presbiteral”, refere a nota de abertura acerca daquela compilação de textos que foram apresentados no Ano Sacerdotal.

O livro aborda os temas “«A forma comunitária do Ministério Ordenado» – Pastores em Comunhão de Identidade e missão num mundo em mudança”, “«Ano Sacerdotal – Uma Reflexão» – O Padre hoje”, “«O Presbítero» – Pastor de todos para todos” e “«O Sacerdote» – Pastor da Esperança”.

A segunda publicação daquela instituição é, à semelhança do que aconteceu o ano passado, um opúsculo para distribuição gratuita com o claro objectivo de interpelação vocacional a jovens e adolescentes rapazes. A publicação, que cabe num bolso das calças, procura também informar sobre as acções previstas pela equipa formadora daquela instituição para o ano pastoral de 2010-2011 que se iniciou e estimular as comunidades paroquiais para a oração em prol das vocações de especial consagração.

Com 20 páginas, o pequeno livro, começa por divulgar a mensagem do Bispo do Algarve para a Semana dos Seminários em que D. Manuel Quintas lembra que aquela semana é o “tempo por excelência” para “cultivar e fortalecer a relação familiar” que todos devem nutrir pelo Seminário, como “expressão de corresponsabilidade com a sua equipa formadora” e com os seus seminaristas e pré-seminaristas. O Bispo diocesano alerta ainda que a pastoral vocacional continua a ser uma “opção com particular ênfase” no Programa de Pastoral da Igreja algarvia e que o Seminário “é não só «espaço e tempo» privilegiado de discernimento vocacional, mas apelo permanente, dirigido a todos os sacerdotes, a «reanimar» o dom que Deus lhes concedeu para o serviço do seu povo”. “Esta tarefa, sem deixar de ser pessoal e quotidiana de cada sacerdote, exige igualmente a participação orante de cada comunidade”, acrescenta o prelado.

A publicação interpela ainda directamente os jovens rapazes. “E tu? Quando vais abrir o teu coração a Cristo? Tantos jovens que se questionam… Quando perguntarás ao Senhor: «Que queres de mim?». O mundo…o teu país… o teu Algarve… a tua Igreja… precisa de ti! Responde ao apelo…”, lê-se na publicação, que explica ainda que o Pré-seminário é “um convite à aventura”, “uma proposta para a vida” e “um caminho que nos leva à felicidade…”

Dando a conhecer 13 seminaristas que constituem este ano o Seminário diocesano, divulga ainda o programa de actividades deste ano para o Pré-seminário (ver aqui).

A publicação inclui ainda a divulgação das celebrações de abertura e encerramento do Lausperene Diocesano e uma ficha de inscrição para futuro contacto pelo Seminário.

No caso dos Serviços Diocesanos de Pastoral, a obra que agora saiu do prelo é uma reedição, com 108 páginas, intitulada “Ser cristão”, composta por nove catequeses e uma celebração sobre a natureza e a vida do cristão que abordam os temas “O que é a fé?”, “O Baptismo”, “A Confirmação” e “A Eucaristia”.

Surge na sequência do trabalho feito na diocese algarvia no campo da catequese de adultos. “Há já bastante tempo que a Diocese do Algarve se tem vindo a empenhar na Nova Evangelização anunciada pelo Papa Paulo VI e tão referida e preconizada pelo Papa João Paulo II. Para que possamos ser missionários segundo o mandato do Evangelho (Ide e anunciai o Evangelho) necessitamos de fazer em todos os ambientes a Boa Nova da Salvação de Jesus Cristo. Assim, cada cristão terá de viver conscientemente a sua fé”, começa por explicar a nota de apresentação. “Para ajudar as paróquias neste trabalho de pré-catequização, pareceu-nos útil um pequeno livro editado na vizinha Espanha, diocese de Huelva, que traduzimos, publicámos com a devida autorização em 1991 e que vem agora de novo à estampa depois de revisto e actualizado”, explica-se.

A nota explica ainda que a publicação poderá ser útil também como “etapa de preparação para um processo catecumenal (pré-catecumenato) para baptizados”.

Os primeiros três temas são uma reflexão sobre a vida religiosa, sobre a sua verdadeira natureza. Procuram superar posições e atitudes que não estejam de acordo com o Evangelho. Os seis temas seguintes são uma apresentação dos Sacramentos da Iniciação Cristã e das suas implicações existenciais.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional editou um pequeno calendário desdobrável com as suas actividades para o presente ano pastoral (ver aqui) e, dentro de 15 dias, prevê a edição de uma outra publicação com a compilação de celebrações para vigílias vocacionais.

Todas as edições estão disponíveis para aquisição nos Serviços Diocesanos de Pastoral, no Largo da Sé, nº 19, em Faro ou através do telefone 289 807 590 ou e-mail servicosdepastoral@diocese-algarve.pt e poderão ser igualmente pedidas ao Seminário de São José, através da mesma morada ou dos telefones 289 898 300 e 962 645 770 (pe. Pedro Manuel) ou dos e-mails seminario@diocese-algarve.pt, pedromanuel@diocese-algarve.pt ou pre.seminario.algarve@gmail.com e ao Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, através da mesma morada e dos mesmos telefones ou do e-mail vocalgarve@gmail.com.

Samuel Mendonça

Pub