Breves
Inicio | Igreja | Diocese do Algarve lança Campanha de Natal para crianças da catequese e famílias

Diocese do Algarve lança Campanha de Natal para crianças da catequese e famílias

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

A campanha de preparação para o Natal, desenvolvida pelo Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve sob o tema “Com Maria, chamados a ser”, propõe para cada domingo do Advento a valorização de apelos do lema deste ano pastoral 2016/2017 da Igreja algarvia: “Chamados com Maria a ser discípulos e testemunhas do Evangelho da Alegria e do Amor”.

Assim, no primeiro domingo (27 de novembro) o apelo (tema) a ser valorizado será “Discípulos”, no segundo domingo (4 de dezembro) será “Testemunhas”, no terceiro domingo (11 de dezembro) será “Alegria” e no quarto domingo (18 de dezembro) será “Amor”. Como símbolo, o Setor Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) sugere a construção de uma Árvore e pede que se possa “dar espaço à criatividade para melhor valorizar este símbolo ao lado do qual se construirá o Presépio”. “A construção simbólica como se propõe para cada Domingo do Advento deve acontecer depois da Homilia da Missa dominical”, explica a organização.

Destaca-se ainda a importância de um compromisso apresentado sempre no final daquele momento pelo sacerdote que convidará a um gesto ou atividade, a ser realizado em família, “sempre em dimensão vocacional”.

Assim, o próximo domingo, que terá como tema “Discípulos” e símbolo as “raízes” da árvore, convidará à realização de um momento diário de oração em família. O segundo domingo, que terá como tema “Testemunhas” e símbolo o “tronco da árvore com ramos”, convidará à realização de um gesto de perdão. O terceiro domingo, que terá como tema “Alegria” e símbolo o as “folhas e flores” da árvore, convidará à partilha de um cabaz de bens para os mais necessitados . O quarto domingo, que terá como tema “Amor” e símbolo os “frutos” (concretamente a laranja utilizada na construção do presépio tradicional do Algarve), convidará a visitar um amigo ou familiares e as famílias a celebrarem o Natal como famílias cristãs, participando em família na eucaristia da noite ou do dia de Natal.

No dia de Natal, na celebração do Natal do Senhor, “junto à árvore constrói-se o Presépio dando particular relevo à imagem de Jesus” e as famílias são convidadas a “viver de modo cristão o Natal”.

O Advento, é o tempo (o primeiro) do ano litúrgico, que precede e prepara o nascimento de Cristo, constituído, no calendário religioso, pelas quatro semanas que antecedem o Natal.

Verifique também

Lausperene da Igreja algarvia concluiu-se com apelo a que se prossiga naquela iniciativa

A Igreja Católica algarvia concluiu na passada sexta-feira a cadeia de oração permanente ao Santíssimo …