Inicio | Igreja | Diocese do Algarve promove jornada de formação sobre os padres da Igreja

Diocese do Algarve promove jornada de formação sobre os padres da Igreja

A Diocese do Algarve, através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), promove no próximo sábado, 22 de outubro, uma jornada de formação sobre os padres da Igreja.

A iniciativa, que se realizará no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo, terá como formador o padre Miguel Neto, tendo início pelas 9.30h com o acolhimento, seguindo-se pelas 9.50h a oração e abertura da jornada.

O programa será dividido em três épocas históricas. A primeira, sobre o período pós-apostólico do século I ao III, incidirá sobre os “padres apostólicos”, os”padres apologistas gregos”, a “reação cristã anti-gnóstica”, os “padres e autores gregos do século III” e os “padres e autores latinos do século III”.

A segunda parte, que incluirá o período do Concílio de Niceia e Pós-Niceia do século IV ao V, abordará os “grandes padres orientais” e os “grandes padre ocidentais”.

De tarde, a terceira parte, referente ao período final da teologia patrística do século VI ao VIII, refletirá sobre as “caraterísticas globais da reflexão patrística” daquela época, sobre os “grandes padres do ocidente e do oriente” e sobre a “reflexão patrística glaico-lusitana”.

Embora se destine primariamente aos alunos do Curso Básico de Teologia, a jornada está aberta a todos os que quiserem participar, bastando fazer a inscrição nos Serviços Diocesanos de Pastoral, Largo da Sé, 19, em Faro, sendo que não serão aceites inscrições no próprio dia.

Verifique também

Curso de Cristandade procurou levar 31 senhoras a (re)encontrarem-se com Deus

Realizou-se de 9 a 12 deste mês, na Casa de Retiros de São Lourenço do …