Pub

Santuario_cristo_rei (1)O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve promove no dia 4 de julho uma peregrinação de catequistas ao Santuário do Cristo Rei, em Almada.

A organização da iniciativa, que inclui também uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, espera que a mesma possa “ser útil” para o “crescimento pessoal e de grupo” daqueles agentes da pastoral.

Santuario_cristo_reiEmbora a intenção de construir uma imagem inspirada na de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tivesse sido manifestada antes do início da II Guerra Mundial (1939-1945) com a visita do cardeal Cerejeira, patriarca de Lisboa, ao monumento erguido no alto do Corcovado, a edificação do Santuário do Cristo Rei ganhou um impulso fundamental em abril de 1940, quando os bispos formularam o seguinte voto: “Se Portugal fosse poupado da Guerra, erguer-se-ia sobre Lisboa um Monumento ao Sagrado Coração de Jesus”.

Igualmente associada a esta construção está o pedido que os prelados dirigiram a Deus para que o Estado reconhecesse a liberdade da Igreja, prece que meses mais tarde teria um resultado positivo com a assinatura da Concordata.

Os interessados em participar na peregrinação anual dos catequistas deverão contactar o o Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência no Largo da Sé, 20, em Faro ou através do telefone 289807590 ou do e-mail catequese-inf-ad@diocese-algarve.pt.

Pub