Inicio | Igreja | Diocese do Algarve vence o 9º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem com canção da paróquia de Quelfes

Diocese do Algarve vence o 9º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem com canção da paróquia de Quelfes

A canção da paróquia de Quelfes, que foi a Fátima representar a Diocese do Algarve, ganhou esta noite o 9º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem que ali se realizou promovido e organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Entre as participações de 13 dioceses portuguesas, o tema “Semente do Amor”, com letra e música de Brígida Tomé e Gisela Silva, o segundo a subir ao palco esta noite, arrebatou o primeiro lugar para a diocese algarvia, sendo que em segundo lugar ficou a representante da Diocese de Viseu com o tema “’Perto ou Longe” e, em terceiro, a do Patriarcado de Lisboa com o tema “Deus está aqui”.

Recorde-se que a canção da paróquia de Quelfes, que trouxe pela primeira vez para o Algarve  o primeiro lugar, tinha ganho o IX Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa, promovido pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve no passado dia 27 de outubro, em Tavira, ficando com a responsabilidade de representar a diocese algarvia no festival nacional em Fátima.

Após o desfile das canções concorrentes, o público do auditório do Centro Pastoral Paulo VI, onde se realizou o festival, foi embalado pela voz de Claudine Pinheiro que teve também a seu cargo, juntamente com Bruno Leite, a apresentação daquela iniciativa. Acompanhada por Miguel Vilela na guitarra, Claudine Pinheiro animou a assistência e também a levou a fazer oração com alguns dos temas dos seus dois álbuns.

Os concorrentes também regressaram ao palco para juntos interpretarem duas canções originais, intituladas “Deus tem um tesouro no baú, que sou eu e tu” e “Comunidade e Fé”, e o hino da Jornada Mundial da Juventude que terá lugar no próximo ano de 2013 no Rio de Janeiro (Brasil), intitulado “Esperança do Amanhecer”.

Antes da entrega dos prémios, o padre Eduardo Novo, diretor do DNPJ, dirigiu-se aos jovens. “Neste mosaico de juventude que hoje conseguimos, só posso dizer que o mundo precisa da juventude. Hoje!”, afirmou.

D. Ilídio Leandro, membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família, também agradeceu a todos os participantes pelo seu testemunho. “Estou sempre com muita alegria na companhia dos jovens que nos trazem este entusiasmo”, afirmou.

O festival distinguiu ainda a canção representante da Diocese de Vila Real com os prémios de “Melhor Mensagem” e de “Melhor Videoclip” e o grupo da Diocese de Lamego com o prémio “Ser”, cuja votação feita pelos próprios participantes, quis eleger o grupo com maior espírito de camaradagem.

O dia teve início com a oração da manhã com todos os participantes, seguindo-se a divisão por novos grupos para a realização de workshops diversos.

Samuel Mendonça

Verifique também

Padre algarvio José Manuel Pacheco regressou à terra natal para celebrar 25 anos de sacerdócio

O padre José Manuel Pacheco, de 55 anos, regressou no passado fim de semana ao …