A Associação Música XXI apresenta a 13.ª edição do Festival de Órgão do Algarve, em novembro, nas igrejas de Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira.
“Treze anos a lembrarem-nos que estes instrumentos resistiram à passagem do tempo e hão de sobreviver-nos, orgulhosos e sós, no cimo do coro alto. Este ano não os poderíamos dececionar. Os tempos são difíceis, mas, se o pudessem, decerto sorririam com este pequeno contratempo no ano 2020”, refere a organização em nota de imprensa, explicando a realização em formato reduzido, “mas não menos digno”.
“Para nos ajudar a apreciar as melodias sempre jovens que soam destes vetustos instrumentos, convidámos este ano os organistas Pedro Monteiro, Beatriz Resendes, Rute Martins e João Vaz. De 6 de novembro até dia 28, sete concertos esperam por todos nós, com sons imortais interpretados por estes músicos virtuosos nos magníficos tubos dos órgãos”, prossegue o documento.

Com raízes no Algarve, Pedro Monteiro realizou os estudos musicais no Porto, Valladolid (Espanha) e Regensburg (Alemanha). Como organista, realiza concertos nos mais variados formatos, em Portugal e no estrangeiro. É professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto.

Beatriz Resendes concluiu recentemente a licenciatura em órgão na Escola Superior de Música de Lisboa. Teve a oportunidade de participar em diversas masterclasses com professores de renome, bem como no Festival de Órgão de Haarlem (Holanda) em 2012 como Young Talent.

Rute Martins tem realizado vários recitais a solo, com formações instrumentais, coros e orquestras, incluindo digressões pela Europa (Áustria, Hungria, Bélgica e Alemanha). É docente no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e organista na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa.

João Vaz realizou os estudos musicais em Lisboa, Saragoça (Espanha) e Évora. Mantém uma intensa atividade internacional, como concertista, docente ou membro de júri de concursos. Efetuou mais de uma dezena de gravações discográficas a solo. Leciona na Escola Superior de Música de Lisboa. É diretor artístico de festivais e séries de concertos e organista titular da Igreja de São Vicente de Fora.
Os concertos, sujeitos ao Plano de Contingência aprovado pela Autoridade de Saúde com lugares limitados nas respetivas igrejas, realizam-se às 21h, são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.
O Festival de Órgão do Algarve 2020 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.
