Pub

A partir das 15h00, a Avenida José da Costa Mealha, o coração da festa, transforma-se num palco de alegria e cor. Os 14 carros alegóricos voltam a ser o centro das atenções dos foliões que escolhem Loulé para assistir a um cortejo único no sul do País e que é também o mais importante cartaz turístico da região na chamada época baixa.

Figuras da política, à vida social, passando naturalmente pelo desporto e espectáculo, tal como os temas que fazem a actualidade são os motivos de inspiração dos artistas responsáveis pela execução dos carros. Este ano vai ser possível ver o líder do Partido Popular e antigo Ministro do Mar, Paulo Portas, caricaturado num carro que ilustra toda a polémica em torno da compra dos submarinos. O Primeiro-Ministro volta a ser um dos protagonistas da sátira louletana, tal como a figura do Zé Povinho, por exemplo no carro do controverso TGV.

As matérias regionais também não ficam de fora e, em tom de brincadeira, o estado do turismo algarvio vai ter um carro especial neste desfile, designado por “Algarve Low Cost”.

Os cabeçudos, gigantones, as escolas de samba, os grupos de animação e, naturalmente, as bailarinas com “samba no pé” são outros dos atractivos da célebre “Batalha das Flores”.

À semelhança do que aconteceu em 2010, a organização promove durante o desfile um concurso de grupos de Carnaval, com a participação de associações do Concelho, que irão confeccionar os seus fatos carnavalescos e ensaiar coreografias e animações que servirão de base à sua participação no desfile. A ideia é aproximar a comunidade à festa que, na sua origem, era erguida graças à participação da população, que se reunia para criar os carros e trajes dos tripulantes, numa manifestação de orgulho, num período anterior à profissionalização do evento.

O preço das entradas é de 2 euros. Este ano, as receitas do Carnaval revertem a favor da Associação Social e Cultural da Tôr e destinam-se a apoiar a construção do Lar de Idosos.

A par do desfile, a Câmara Municipal de Loulé, entidade promotora do Carnaval, organiza para estes dias um programa de animação com vista a atrair mais visitantes ao Concelho, de onde se destacam as actividades desportivas e os bailes.

Logo no sábado, dia 5, as crianças das escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Concelho participam no desfile de Carnaval Infantil que decorre na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 15h00.

No Salão de Festas, pelas 16h00, está previsto um convívio entre os idosos das onzes freguesias, na tradicional festa de Carnaval Sénior.

Na véspera do Entrudo, dia 7, pelas 22h00, o “Palácio do NERA” abre as portas a mais um Baile de Carnaval onde os foliões se juntam para uma festa que contará com a animação musical da orquestra Art & Musica Big Band e do Quarteto Fora de Horas. “Lucky Night” é a temática desta noite inspirada nos grandes casinos.

Na área do desporto, a novidade deste ano é a realização da 1ª Prova de Kitesurf do Carnaval, que decorre nos dias 5, 6 e 8, na Praia da Falésia, uma organização do CIMAV, que promove também a 37ª Torneio Internacional de Vela do Carnaval, nos dias 5, 6 e 7. Na terça-feira de Carnaval, o atletismo volta à Avenida em mais uma edição do Grande Prémio de Carnaval. Já o Encontro Motard da Cidade de Loulé tem lugar no dia 5, junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, a partir das 13h00.

Refira-se que para além da cidade de Loulé, o Concelho acolhe ainda mais dois importantes corsos – o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira.

Pub