A edição deste ano da Feira de Santa Iria em Faro é dedicada com particular intensão à padroeira.

De 14 a 23 deste mês, aquela que é uma das mais antigas feiras do Algarve evidencia como protagonista Santa Iria de Nabância. Para além estrear uma nova imagem que a procura homenagear, o certame deste ano ficará marcado pela celebração a realizar no dia da morte da mártir: 20 de outubro.

A homenagem terá como ponto de partida a igreja da Misericórdia de Faro onde, pelas 16h30, o cónego Rui Barros, pároco da Sé e São Luís e presidente da assembleia geral da Santa Casa da Misericórdia de Faro (SCMF), presidirá à Eucaristia em honra da padroeira da feira e na presença da sua imagem.

Após a celebração, a imagem será levada para o Pavilhão das Entidades – segundo a organização “uma nova zona de alocação, maior, mais condigna e coberta” onde associações, entidades e instituições das mais diversas áreas sem fins lucrativos promoverão as suas atividades –, onde se dará a conhecer a populares, feirantes e curiosos das artes e património, a partir das 18h30.

Esse será um momento marcado pelas alocuções de Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro, que discorrerá sobre o valor histórico e artístico da peça e do reitor do Seminário de Faro, padre António de Freitas, que fará uma evocação da vida de piedade e virtude de Iria de Nabância.

A peça, que foi gentilmente cedida pela SCMF, ficará até ao final do dia para exibição no recinto da feira, regressando ao seu local de origem à hora de encerramento.

O Largo de São Francisco, morada de tantas décadas, volta assim a receber feirantes, parceiros e operadores, num certame repleto de oferta gastronómica, de vestuário, artesanato, mobilidade automóvel e alternativa, brinquedos e muitas diversões para miúdos e graúdos.

À imagem do sucedido em anos anteriores, o parque de estacionamento subterrâneo da Pontinha voltará a ficar à disposição de todos quantos dele queiram ter usufruto gratuitamente, durante os dias úteis em que decorre o evento.

A organização da Feira de Santa Iria é da empresa municipal Ambifaro e do Município de Faro e conta com diversos apoios, como a União das Freguesias de Faro, os Bombeiros Sapadores de Faro, a Santa Casa da Misericórdia de Faro ou o Seminário de São José de Faro.