A 15.ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve, que decorrerá de amanhã, 4 de novembro, até 26 deste mês, incluirá no dia 17 uma visita guiada ao interior dos órgãos de Tavira.
A visita aos órgãos das igrejas da Misericórdia, de Santiago e de Nossa Senhora do Carmo será guiada pelo próprio mestre organeiro responsável pelos seus restauros. Dinarte Machado é organeiro há quase quatro décadas. Teve o primeiro contacto com os órgãos de tubos aos 20 anos de idade, realizando em 1984 o primeiro restauro. Já realizou quase uma centena de restauros em órgãos históricos e construiu mais de uma dúzia de órgãos de grande dimensão. Pelo mérito do seu trabalho, recebeu prestigiados prémios e condecorações, tendo sido, por exemplo, já condecorado pelo Presidente da República com a comenda da Ordem de Mérito e recebido o prémio internacional Europa Nostra.
A visita, dirigida a músicos, técnicos e estudiosos do património, entre outros interessados e curiosos em geral, terá início pelas 16h na igreja da Misericórdia e os interessados deverão formalizar a sua inscrição através do número 916 782 780 ou do email musicaxxi@gmail.com.
Nascido nos Estados Unidos da América, Manuel Dinarte Machado Borges, filho de pais portugueses, nacionalizado português, radicou-se na ilha de São Miguel nos Açores, tendo-se formado na Escola Industrial de Ponta Delgada. Tem estado desde sempre ligado à música, nomeadamente aos órgãos.
O Festival Internacional de Órgão do Algarve é promovido pela Associação Música XXI e conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.
