Pub

Da Diocese do Algarve estiveram presentes quatro seminaristas e nove pré-seminaristas, acompanhados pelo padre Pedro Manuel, prefeito e ecónomo do Seminário de Faro; da Diocese de Beja participaram quatro seminaristas com o reitor do Seminário de Beja; da Arquidiocese de Évora estiveram cinco seminaristas e cinco pré-seminaristas, acompanhados também por um sacerdote; e da Diocese de Setúbal estiveram presentes cinco seminaristas, acompanhados igualmente por um presbítero.

A iniciativa teve como objetivo “estabelecer a comunhão e a partilha do trabalho vocacional que se faz nas dioceses”, explicou à FOLHA DO DOMINGO o padre Pedro Manuel.

O encontro teve início com a celebração da Eucaristia e a visita ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a Mãe Soberana, em Loulé, tendo sido recebidos pelo padre António de Freitas, pároco local.

No sábado (dia 7) à tarde, os jovens visitaram, em Faro, a comunidade e o lar das Missionárias da Caridade, congregação fundada pela madre Teresa de Calcutá, e a comunidade das irmãs Carmelitas Descalças no Carmelo de Faro (Patacão) e realizaram ainda um passeio à Praia de Faro.

No domingo (dia 8), o encontro teve continuidade com a celebração da Eucaristia na sé de Faro e a visita à catedral.

O encontro que agora regressou ao Algarve já se realizou há alguns anos em Ferragudo. O ano passado realizou-se em Évora e há dois anos em Setúbal.

O Pré-seminário é um serviço da Igreja que visa o acompanhamento de adolescentes e jovens rapazes com vista ao discernimento vocacional para o ministério sacerdotal.

Samuel Mendonça
Pub