O padre Paulo Emanuel e as leigas Maria Augusta e Liliana Sofia, membros do movimento dos Leigos Missionários Combonianos, onde a Élia fez formação durante dois anos, compartilharam as suas experiências missionárias com os alunos das escolas de Paderne, Ferreiras e Boliqueime, de 26 a 29 de Outubro, durante as aulas de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica. Foi uma semana rica em testemunhos missionários. Alunos, professores e missionários reflectiram sobre a natureza missionária da Igreja e o dever de todo o baptizado ser missionário. Apresentou-se uma reportagem sobre as crianças no mundo e fez-se a divulgação da “Audácia”, uma revista missionária para adolescentes e jovens.

O padre César Chandre, pároco das paróquias de Paderne, Ferreiras e Boliqueime, colaborou com o seu espírito missionário na preparação e realização das actividades. No sábado dia 30, fez-se animação missionária nos grupos de catequese da paróquia de Ferreiras, e, em Paderne, no grupo de escuteiros. À noite, organizou-se uma vigília de oração missionária. Pediu-se ao “Senhor da messe” para que ilumine e anime a todos os missionários e missionárias espalhados pelo mundo, e que estão ao serviço da evangelização e da promoção humana dos povos mais carenciados.

A Élia Gomes parte no dia 9 de Novembro para Mongoumba. E, no mesmo dia mas noutro avião, parte para Moçambique a sua companheira de formação, Liliana Sofia, natural de Miranda do Corvo. Dois corações dispostos a dar e a receber longe das suas terras e das suas gentes.