Inicio | Cultura | Ermida de Nossa Senhora do Pilar com porta contra o vandalismo

Ermida de Nossa Senhora do Pilar com porta contra o vandalismo

Porta_ermida_n_sra_pilarFoi colocada uma porta em ferro na ermida de Nossa Senhora do Pilar, no Algoz, para a proteger de atos de vandalismo.

A iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve e da paróquia de Algoz visa uma maior segurança daquele templo do século XVII que está classificado como Imóvel de Interesse Público e identificado no grupo de imóveis de risco e vulnerabilidade face à sua localização algo isolada.

“Ao tomar conhecimento do estado de degradação da ermida, que havia sido assaltada e vandalizada, a Direção Regional de Cultura, assumiu o custo de uma porta, em ferro, numa intervenção de emergência, uma vez que o imóvel se encontrava desprotegido e sujeito a novos atos de vandalismo”, explica aquela entidade, acrescentando que “o projeto foi aprovado pela Direção Geral do Património Cultural, sendo a porta original, em madeira, posteriormente recuperada e reintegrada no local”.

Para além desta ação de proteção, reforçaram-se as condições de vigilância e segurança do antigo templo de acordo com o protocolo estabelecido o mês passado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Comando Territorial de Faro da GNR.

A ermida contará, em breve, com novas ações de proteção, salvaguarda e valorização, a serem desenvolvidas pela Comissão Nossa Senhora do Pilar, constituída para o efeito, em parceria com a paróquia, a Junta de Freguesia do Algoz e Câmara Municipal de Silves, que já se reuniu com a Direção Regional de Cultura dando conta das iniciativas que está a promover para voltar a tornar possível a fruição daquele templo.

Recorde-se que a ermida de Nossa Senhora do Pilar é um dos templos que integra a proposta do padre Carlos de Aquino, responsável do Setor da Pastoral da Cultura, Património e Bens Culturais da Diocese do Algarve, para a criação de um roteiro de santuários marianos.

Verifique também

Manuel Baptista mostra 40 anos de produção artística numa exposição em Lisboa

Quarenta anos do trabalho de artes plásticas de Manuel Baptista vai ser alvo de uma …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR