Pub

Promovido pela Junta Regional do Algarve do CNE, através do Departamento Regional da III secção, as comemorações do Dia do Pioneiro decorreram no último fim de semana (4 e 5 de fevereiro), este ano em Armação de Pera, no Quintão.

No acampamento, que decorreu sob o frio intenso que se fez sentir durante o fim de semana e subordinado ao tema “No trilho de Pedro”, tendo como lema “Sobre esta rocha seremos Comunidade”, participaram 278 elementos, oriundos de 22 agrupamentos de todo o Algarve, num total de 40 equipas de Pioneiros e Marinheiros.

As atividades tiveram início na manhã de sábado com a montagem de campo, seguindo-se a abertura oficial e um jogo de orientação que durou até à hora do jantar e durante o qual os Pioneiros/Marinheiros tiveram oportunidade de aplicar os seus conhecimentos litúrgicos e escutistas, realizando também diversas atividades radicais, tais como slide, rappel e tirolesa.

À noite, após o jantar, realizou-se o tradicional fogo de conselho, apresentado pelos Caminheiros (elementos dos 18 aos 22 anos) presentes.

No domingo de manhã, cada subcampo dinamizou um jogo de sensibilização para a temática da Sida, após o que se seguiu a confeção do almoço, no âmbito de um concurso de culinária. No período da tarde, após a desmontagem de campo, os escuteiros católicos desfilaram até Armação de Pera, onde participaram na eucaristia dominical presidida pelo padre António de Freitas, assistente regional do CNE.

A encerrar a atividade, foram entregues os distintivos de “bronze”, “prata” ou “ouro” a todas as equipas presentes, seguindo-se o Adeus.

Segundo a Junta Regional do CNE esta foi uma “enriquecedora atividade para todos os presentes, tendo o convívio e a animação ajudado a suportar as baixas temperaturas que se fizeram sentir”.

Pub