Breves
Inicio | Igreja | Escuteiros de Estômbar voltam a realizar a Paixão de Cristo ao vivo

Escuteiros de Estômbar voltam a realizar a Paixão de Cristo ao vivo

Paixao_cristo_lagoaO Agrupamento 715 de Estômbar do Corpo Nacional de Escutas (CNE) volta este ano a levar a cabo a tradicional Paixão de Cristo ao vivo naquela vila algarvia.

Esta iniciativa, realizada de dois em dois anos desde 1996, que pretende retratar os últimos passos da vida de Jesus Cristo, desde a instituição da Eucaristia na Última Ceia, até à sua morte na cruz e ressurreição, realiza-se este ano na Sexta-feira Santa, dia 3 de abril, pelas 21.30h, com início na Escola EB 2.3 Professor João Conin.

Paixao_cristo_lagoa2A Paixão de Cristo em Estômbar, que percorrerá então algumas artérias da vila terminando na igreja matriz, volta a contar com a colaboração voluntária de 80 pessoas, na sua maioria pais, familiares e amigos dos elementos do agrupamento escutista. Trajando de acordo com a época e apresentando um guarda-roupa cuidado, os personagens e figurantes pretendem ajudar a assistência a reviver os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Através das cenas da Última Ceia à crucificação e ressurreição, passando pelo Monte das Oliveiras, apresentação a Cáifas, negação de Pedro, apresentação a Pilatos, encontro de Maria com Cristo, e pelos encontros com o cireneu, com Verónica e com as mulheres de Jerusalém, a organização invoca o acontecimento maior que sustenta a fé dos cristãos.

Paixao_cristo_lagoa3“A ideia desta representação surgiu da vontade de o agrupamento viver de forma mais ativa e participativa este momento importante e mais significativo do calendário litúrgico cristão que é a Quaresma e a Semana Santa, bem como da vontade de envolver numa atividade do agrupamento não só os elementos associados, mas também os seus pais, familiares e restante comunidade, propósito esse que tem vindo a ganhar dimensão como a integração em cada ano de novos figurantes, alguns de fora do concelho”, explica a organização.

A iniciativa conta novamente com diversos apoios de entidades e particulares, entre os quais os da Câmara de Lagoa e da União de Freguesias de Estômbar e Parchal, e com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, da EB 2.3 Professor João Conim, da Rádio Lagoa, da Gazeta de Lagoa e da comunidade paroquial de Estômbar.

Paixao_cristo_lagoa4

Verifique também

Paróquia de Alcantarilha tem novo pároco

A paróquia de Alcantarilha tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado pelo bispo do …