Pub

A iniciativa, intitulada “Al-Bivaque”, foi promovida pela Junta Regional do Algarve do CNE através do seu departamento da III secção, decorreu no Parque de Feiras de Algoz e consistiu na formação dos escuteiros em oito técnicas escutistas: orientação, pioneirismo, códigos/cifras, socorrismo, animação, ambiente, arte escutista e cozinha selvagem.

Bivaque, termo que significa abrigo ou tenda improvisada, referente também ao acto de dormir ao relento, foi associado pelo fundador do mundial do escutismo Baden-Powell à realização de palestras escutistas formativas ao redor da fogueira, nas quais os escuteiros mais velhos instruíam os mais novos. Não obstante esta dimensão teórica, a atividade do último sábado foi, sobretudo, de componente prática.

Cada um dos Pioneiros e Marinheiros escolheu duas formações (bivaques), uma de manhã e outra à tarde, e, no final da actividade, participada por 35 equipas, foi entregue a cada uma delas um manual de técnica escutista. O manual contém material de apoio das oito áreas formativas realizadas, o que permitirá aos elementos pesquisar sobre cada uma delas.

Samuel Mendonça
Pub