Pub

No dia 3 de Julho, todo o efectivo de Carvoeiro esteve em Ferragudo, na Praia da Angrinha, onde cerca de meia centena de escuteiros, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, puderam desfrutar de uma jornada de actividades náuticas através da embarcação do agrupamento, e muitos momentos de praia.

No fim-de-semana seguinte, 10 de Julho, mais de duas dezenas de Lobitos estiveram nas Fontes de Estômbar, em actividades lúdicas e didácticas. Por sua vez, Moços, Marinheiros e Companheiros, nos dias 10 e 11, tiveram o seu acampamento inter-unidades, igualmente nas Fontes de Estômbar. Tratou-se do “Marujacamp-2010”, acampamento dedicado à vida em campo e actividades náuticas (neste caso fluviais) onde imperou a canoagem. Foi um fim-de-semana de salutar convívio e aprendizagem que movimentou cerca de 25 elementos incluindo quatro dirigentes adultos.

A 17 de Julho, os Lobitos estiveram na Praia do Carvoeiro, com os “Jogos de Areia”, onde desfrutaram de um excelente dia de convívio marcado pelo aspecto lúdico aliado à pedagogia educativa do escutismo para aquela secção etária. Depois, a 23 de Julho, na sede do agrupamento, na Praia do Carvoeiro, os Marinheiros tiveram uma acção de instrução e formação.

Finalmente, nos dias 6,7 e 8 de Agosto, a Alcateia, composta pelos Lobitos (idades entre os 6 e os 10 anos), teve o seu acampamento de unidade, denominado “Índios no Covil dos Lobos – Acampalcateia”, que decorreu na Casa do Escuteiro, na antiga escola primária de Alfanzina/Benagil.

Ao todo, 30 elementos, incluindo seis dirigentes adultos e quatro Marinheiros que estiveram de serviço ao Acampamento, viveram três dias de intensa actividade. Uma mística virada para as tribos índias dominou o “Acampalcateia”, incluindo a caracterização dos participantes a nível de indumentária, mas também nas pinturas faceais, penas e toucados, utensílios, cancioneiro, momentos de reflexão, fogo de conselho, etc. O acampamento não se restringiu à Casa do Escuteiro; os Lobitos efectuaram um jogo de pista pela costa marítima, até aos limites da Praia do Carvalho, terminado com actividades de praia em Benagil. O assistente do Agrupamento, padre José Nunes, esteve presente no acampamento, tendo presidido à celebração campal.

Falcão da Atalaia

Pub