Pub

Artem Yultyyev, Micael Martins e João Sardo participaram na final nacional, realizada em Almada, depois de terem vencido as restantes sete equipas da Universidade do Algarve, em concurso realizado em março, disse hoje à agência Lusa o organizador do evento, Mário Benevides.

A final nacional do concurso, organizado pelo Conselho Europeu de Estudantes de Tecnologia (BEST), consistia na construção de um veículo sem energia aplicada no movimento direto das rodas, capaz de ultrapassar diversos obstáculos, entre eles uma descida de 30º com 2 metros, duas curvas de 90º, piso de terra, piso molhado e transportando uma bola de ping-pong à maior altura possível.

“O movimento do protótipo baseava-se apenas nas leis da física, nas inclinações e declives, sem que houvesse qualquer fonte de energia suplementar”, precisou Mário Benevides.

Durante 24 horas, os veículos de cada uma das seis equipas concorrentes teriam de ir sendo adaptados a alterações feitas no terreno, de forma a ultrapassar os obstáculos.

A Competição Nacional de Engenharia decorreu na Universidade Nova de Lisboa, com a participação de equipas de seis universidades, nas categorias de Team Design e Case Study: Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Instituto Superior Técnico, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Algarve.

Na final europeia, que decorre de 01 a 11 de agosto em Zagreb, a equipa que representa Portugal vai concorrer contra 104 dos melhores estudantes de engenharia da Europa, num total de 35 nacionalidades diferentes.

O BEST é uma Organização Não Governamental de estudantes de tecnologia a nível europeu, sediada em 93 universidades, e tem mais de 3.000 membros, alcançando mais de 1 milhão de estudantes.

O Conselho organiza workshops e cursos sazonais nas áreas das ciências e tecnologia mas, segundo Mário Benevides – que dirige o grupo da UAlg, com cerca de 20 membros – aceita estudantes de todas as áreas académicas.

Folha do Domingo com Lusa
Pub