Pub

Os dois bispos têm uma média etária de 67,5 anos. Relativamente aos sacerdotes diocesanos, a média etária dos nove aposentados é de 84 anos e dos 39 párocos no activo é de 57 anos. Já os seis diáconos têm uma média de idade de 61,5 anos.

Dos sacerdotes religiosos, a média etária dos que não são párocos (dois) é de 57 anos, enquanto a dos párocos (14) é de 65 anos.

Comparando por faixas etárias, a Diocese do Algarve tem nove padres diocesanos e dois religiosos dos 27 aos 39 anos; quatro padres diocesanos, um padre religioso e um padre greco-católico dos 40 aos 49 anos; cinco padres diocesanos, dois padres religiosos e três diáconos dos 50 aos 59 anos; um padre aposentado, 12 padres diocesanos, três padres religiosos, dois diáconos e um bispo dos 60 aos 69 anos; dois padres aposentados, sete padres diocesanos, oito padres religiosos, um diácono aposentado e um bispo emérito dos 70 aos 79 anos; seis padres aposentados, dois padres diocesanos e um padre religioso dos 80 aos 99 anos.

Dos sacerdotes algarvios, o mais novo é o padre Pedro Manuel com 27 anos e o de mais idade é o cónego monsenhor Sezinando Rosa com 99 anos, sendo mesmo o sacerdote diocesano mais idoso do país.

Samuel Mendonça

Pub