Pub

A mostra, constituída por uma seleção de cerca de 25 peças de paramentaria, ourivesaria e estatuária do espólio da paróquia da matriz, está patente ao público até amanhã, dia 19.

Das peças expostas na mostra preparada pelos serviços técnicos do Museu de Portimão, referência para um Cofre Eucarístico Indo-português do século XVII, um Pano de Armar Indoeuropeu do século XVII, uma Cruz em prata do século XIX e os Cálices dos séculos XVI e XVIIII.

O pároco da matriz de Portimão já confessou que a iniciativa é também é uma “maneira de se incentivar a criação de um futuro Museu de Arte Sacra”, um projeto que ainda não passou da vontade da sua concretização. “Não se sabe ainda onde funcionaria, mas a paróquia tem essa disponibilidade”, afirmou, no entanto, o sacerdote. O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, já se mostrou entretanto disponível para apoiar este projeto A dificuldade parece ser, para já, encontrar instalações disponíveis para este fim, embora a atual sede da Junta de Freguesia local possa ser uma possibilidade após a sua mudança para um novo espaço.

Samuel Mendonça

Pub