Breves
Inicio | Cultura | Exposição em Faro mostra obras de mestres da pintura barroca de Portugal e Espanha

Exposição em Faro mostra obras de mestres da pintura barroca de Portugal e Espanha

O Museu Municipal de Faro recebe, a partir de sábado, uma exposição de pintura que visa homenagear os mestres do Barroco andaluz e português, anunciou a Câmara de Faro.

A exposição, intitulada “Pinturas do Barroco em Sevilha e no Algarve: Contatos, Coincidências e Divergências”, vai mostrar as influências da escola sevilhana no trabalho dos mestres portugueses e no Algarve durante os séculos XVII e XVIII, adiantou a autarquia em comunicado.

A mostra, que resulta de uma parceria entre o Museu Municipal de Faro e o Museu de Belas Artes de Sevilha, apresenta, ao todo, obras de oito pintores castelhanos e portugueses, cujo valor é “incalculável e de um nível artístico como poucas vezes se viu na nossa região”.

Segundo o município, entre os autores cujas obras vão ser exibidas em Faro, estão “dois dos maiores mestres do barroco andaluz”, Bartolomé Murillo e Francisco de Zurbarán e os portugueses Oliveira Bernardes e Marcos da Cruz.

“Na verdade, esta é uma oportunidade rara de conhecer estes pintores bem como o acervo de um dos mais prestigiados museus espanhóis, apreciando ao mesmo tempo algumas pinturas de igrejas algarvias, que receberam significativos tratamentos de restauro ao longo dos anos”, refere a autarquia.

A exposição, que conta com o apoio da Diocese do Algarve, é comissariada por Luís de Moura Sobral e Lina Lara, e conta com a colaboração de mecenas que se associaram a um projeto “que constitui um marco histórico na programação” do museu.

A inauguração da mostra, no sábado, coincide com a data em que se comemoram as Jornadas Europeias do Património.

Verifique também

Monumentos do Algarve batem recorde com cerca de meio milhão de visitas

Os monumentos tutelados pela Direção Regional de Cultura do Algarve registaram de janeiro a novembro …