Pub
Exposicao_via_sacra_se_faro (17).JPG
© Samuel Mendonça

A paróquia da Sé de Faro está a promover uma exposição de quadros alusivos à Via-Sacra, o caminho que Jesus fez até à morte, sepultura e ressurreição.

A mostra, que está patente desde sábado na própria catedral de Faro, é composta por 19 imagens em miniatura esculpidas em marfinite que incluem também, para além das 14 estações habituais, outras cenas como a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia com os discípulos, na qual foi instituída a eucaristia, a traição de Judas ou a ressurreição de Cristo.

As peças, que fazem parte de uma coleção particular do cónego José Pedro Martins, pároco da Sé de Faro, irão ficar em exposição até à manhã da próxima Quinta-feira Santa, 2 de abril, sendo retiradas para a celebração do Tríduo Pascal, considerado o coração do ano litúrgico, o tempo particularmente significativo para toda a Igreja e para cada cristão pela celebração dos mistérios fundamentais da sua fé: a instituição da eucaristia e do sacerdócio, a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

O sacerdote explicou que “a intenção” é levar as pessoas a “fazer algum tempo de oração”. “É importante que a visualização destes mistérios esteja presente”, afirmou o cónego José Pedro Martins ao Folha do Domingo.

O pároco da Sé acrescentou ainda que a iniciativa foi pensada, sobretudo, para “os mais novos” e que as crianças da catequese paroquial, acompanhados pelos seus catequistas, têm aproveitado para visitar a exposição.

Pub