Pub

Apesar do calendário de programação, inaugurado ontem e que se estende até novembro, não estar ainda fechado, os responsáveis pelo “Allgarve’10” deram hoje um “aperitivo” aos mais curiosos.

A quarta edição do programa foi este sábado apresentada numa cerimónia no Centro de Congressos do Arade, Lagoa, à qual se seguiu um concerto do coletivo português “Amália Hoje”, cuja lotação ficou esgotada há semanas.

Segundo o Turismo do Algarve, as receitas de bilheteira do espetáculo reverterão a favor das vítimas do mau tempo na Madeira, situação que motivou a ausência do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, natural do arquipélago.

Na área da arte está prevista a realização de exposições em alguns dos monumentos mais visitados do Algarve como a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Guadalupe, o Alcalar de Portimão ou as Ruínas de Milreu, em Faro, revelou aos jornalistas o coordenador da programação.

“Será uma programação em rede, aquilo que nós chamamos exposições em arquipélago”, revelou aos jornalistas Augusto Miranda, coordenador da equipa responsável pela programação do “Allgarve’10”.

Na música clássica – vertente apenas incluída nesta quarta edição e que vai abranger o Festival Internacional de Música do Algarve -, estão já confirmados os nomes dos pianistas Artur Pizarro, Marta Zabaleta, Jorge Moyano e Christophe Pereira.

Já na área do jazz, estão certos concertos com Stacey Kent, Diana Reeves e Jean-Luc Ponti, adiantou Augusto Miranda, que para já preferiu não revelar confirmações ao nível da música “pop”, por não estarem ainda fechadas as contratações.

O programa vai ainda apoiar pela primeira vez este ano o evento que mais pessoas leva anualmente ao Algarve, a Concentração de Motos, que se realiza há mais de trinta anos em Faro, adiantou Augusto Miranda.

Outra novidade é o envolvimento da Universidade do Algarve no programa no sentido de estudar “com critério e rigor” o sucesso do “Allgarve”, relacionando-o com o movimento de turistas na região, adiantou o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.

Os restantes nomes que integrarão o programa serão revelados gradualmente, diz aquele responsável, sublinhando que num mês serão divulgados os eventos para o mês seguinte, uma estratégia de marketing assumida pelo Turismo do Algarve.

Lusa

Pub